Nove componentes a considerar em um plano de Marketing de Conteúdo

Todo profissional de marketing sabe o quanto planejar é importante. No entanto, muitas vezes nos esquecemos de alguns pontos fundamentais para este planejamento dar certo. O marketing de conteúdo é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing. Por isso, hoje damos algumas dicas do que considerar ao elaborar um planejamento de marketing de conteúdo.

 

  • Defina os objetivos progressivos

Um plano de negócios bem sucedido começa com um conjunto de metas hierárquicas. Estabeleça metas quantificáveis de progresso anual, trimestral e mensal para que todos saibam o que devem atingir.

 

2) Quantifique o ROI

A única maneira de saber se algo não está funcionando é quantificá-lo. Quaisquer aumentos no orçamento de marketing de conteúdo devem refletir uma geração de leads e um aumento de vendas apropriados em um determinado período.

 

3) Determine a finalidade do conteúdo

Antes de criar conteúdo, você precisa identificar o motivo do mesmo. O foco interno, em última instância, é impulsionar as vendas, mas o marketing de conteúdo não é conteúdo de vendas. O conteúdo deve ser focado em criar uma imagem da marca e contar uma história.

 

4) Crie um calendário editorial

Para manter as coisas funcionando sem problemas, é importante criar um calendário editorial mensal e anual. Use-o para trabalhar e entender os prazos finais enquanto atua em vários projetos. Com uma estratégia documentada de marketing de conteúdo, em uma semana você pode facilmente criar um plano de três meses.

 

  • Gere títulos “clicáveis”

Se você usou uma manchete como “As empresas ensinam coisas úteis”, é improvável que você atraia muitos leitores. “12 lições de negócios de proprietários de empresas de sucesso” iria atrair mais cliques.  “10 regulamentos que todos na sua empresa deveriam saber” é ainda mais específico e mais provável para obter mais cliques.

 

6) Contrate redatores, editores e designers gráficos ou uma empresa terceirizada que possa lhe prestar esses serviços

Uma vez que você tem um calendário editorial preenchido, é hora de contratar redatores, editores e designers gráficos para executá-lo. É importante utilizar esses serviços para incluir infográficos, imagens, estatísticas, dados, informações e uma revisão adequada. Uma opção é contratar uma empresa terceirizada que possa lhe oferecer esses serviço de forma profissional e com a expertise necessária.

 

7) Documente procedimentos

Detalhe os procedimentos para cada trabalho por escrito. Dessa forma, quando é preciso substituir alguém, é fácil manter o processo em andamento. As políticas documentadas da empresa e os procedimentos departamentais permitem que todos entendam como eles estão executando com base no que se espera.

 

8) Promova e crie links

 

Não adianta publicar conteúdo se ninguém o promove. Você pode vincular várias contas de mídia social dentro do seu sistema de gerenciamento de conteúdo para publicar automaticamente seu conteúdo assim que ele for publicado. Também é importante para o ranqueamento nos mecanismos de busca criar links para outros recursos consistentes. Ligações consistentes permitem que os visitantes possam procurar a sua história de forma transparente em todos os canais.

 

9) Não venda

Você tem um carrinho de compras em um site de comércio eletrônico. Você tem um telefone e um escritório. Lá é onde você vende. O marketing de conteúdo não é o mesmo que o conteúdo de marketing. Tudo o que você faz no marketing de conteúdo deve ser educar, entreter ou informar. Você deseja criar conteúdo que ofereça valor real ao seu público-alvo.

 

Fonte: Content Marketing Institute

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Roteiro Gastronômico conquista paladar de moradores e turistas em Blumenau

O Roteiro Blumenau Gastronômico chegou a sua 8º edição e, além de ser um evento de destaque no calendário gastronômico de Santa Catarina, o roteiro vem se firmando como um atrativo turístico da cidade. Contribui também para movimentar economia do município. “A aceitação desta edição está sendo ótima, acima das edições anteriores. Na primeira semana tivemos que produzir em dobro, até durante o funcionamento, pois os clientes praticamente só pediram o prato que elegemos para o Roteiro”, enfatiza Caio Fontenelle, proprietário do restaurante Figueira.

Com a participação de 32 estabelecimentos, como restaurantes, bares, botecos e confeitarias, neste ano o Roteiro teve um crescimento de 45,5% em relação à edição anterior. Para o organizador, Develon da Rocha, o evento está ganhando força a cada ano. “O Roteiro vem atraindo novos parceiros abrindo novas possibilidades, sempre com o objetivo de promover a gastronomia e economia local; incentivando também o turismo e aproximando o público dos estabelecimentos da cidade,” acrescenta Rocha.

O diferencial do evento é o seu formato em circuito gastronômico, ou seja, durante o evento, cada restaurante serve, em seu estabelecimento, um prato exclusivo ou uma nova forma de apresentação para o consumo, tudo com um delicioso toque regional. Outro atrativo são os preços, que variam de R$ 8,90 a R$ 69,90.

Para o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, o roteiro representa a  valorização da nossa riqueza gastronômica, que agrada a todos os gostos, além de ser um estímulo para a economia local. “O Roteiro Gastronômico é uma excelente ferramenta para o incremento da atividade turística e para a divulgação cultural da cidade. O evento também é uma oportunidade de as famílias blumenauenses e da região conhecerem os restaurantes e bares de Blumenau,” acrescenta Napoleão.

 

Conheça alguns dos pratos do roteiro e resultados apontados pelos estabelecimentos:

 

Costela Angus com cebolas gratinadas e batatas rústicas (Figueira): com o melhor corte de costela da raça Angus, assada ao ponto, acompanhada por cebolas gratinadas e batatas rústicas temperadas, o prato exclusivo do restaurante Figueira vem conquistando cada dia mais o público do Roteiro Blumenau Gastronômico.

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Cross Brócolis (Gula’s Natural Food): um dos pratos mais curiosos da edição, a tapioca de cor verde com tempero de ervas, requeijão especial, queijo mussarela e brócolis já superou a marca de 200 tapiocas vendidas em 10 dias de roteiro. Segundo Eder Floriano, proprietário do Gula’s Natural Food, para a criação do prato a equipe colocou em prática a ideia de fazer algo diferente, saboroso, que chamasse atenção pelo seu layout verde e o resultado superou as expectativas. “Com isso surgiu a Cross Brócolis, uma tapioca diferente que veio para ficar”, acrescenta Floriano.

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Nana Off (Nana Hamburgueria): elegeu um prato composto por hambúrguer 180g de carne bovina, alface, queijo gouda, cebola caramelizada na cerveja Das Bier Dunkel e bacon suculento. Segundo Nana Oliveira, chef do Nana Hamburgueria, o prato foi desenvolvido com os ingredientes favoritos da equipe da Offcina Coworking, parceiros do Nana, e os clientes aprovaram o novo prato. “Hoje ele já é o segundo hambúrguer mais vendido na casa, superando alguns hambúrgueres que já são tradicionais”, acrescenta Nana. A moradora do bairro Velha, Camila Klein, que prestigia o Roteiro Blumenau Gastronômico apoiando a iniciativa de conhecer novos pratos da culinária da cidade provou e aprovou o Nana Off. “O lanche é fantástico e cheio de sabor. Segue uma linha dos lanches que já existem na casa”, afirma Klein.

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Porkchop Mit Burguer (Enter Buguer): inspirado em seu pai que sempre degustou de feijão com laranja ou banana, o chefe Evandro Reinaldo criou o prato exclusivo do Enter Buguer para a 8ª edição do Roteiro Blumenau Gastronômico. Com a mistura do doce de abacaxi e o salgado da carne e da costelinha suína grelhada, o prato é composto por pão exclusive e hambúrguer. Para finalizar, a apresentação é feita em cama de folhas, tomate e cebola, chimichuri e toque de pimenta calabresa com molho agridoce. “Neste mês, 60% dos pedidos são do prato do Roteiro, isso é resultado da dedicação do nosso chef na criação do prato, que conquistou o nosso público”, acrescenta Reinaldo.

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Trilogia do Vale (Plaza Blumenau Hotel): Inspirados em ingredientes do vale do Itajaí, o chefe Richard Ricelle Ferreira Ribeiro do Plaza Blumenau Hotel criou o trilogia do vale. “Devido à cultura germânica peguei a linguiça Blumenau e fiz um risoto, depois testei um marreco e fiz confit, uma técnica francesa de cozinhar a carne na própria gordura, o repolho roxo inteiro confitado e assado por quatro horas. Depois refogado com vinho e açúcar caramelado”, descreve Ribeiro.

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Roteiro

Para facilitar a movimentação durante a 8ª edição do Roteiro Blumenau Gastronômico, está disponível no portal, o roteiro online (roteiro.blumenaugastronomico.com.br/roteiro/), com o objetivo de orientar os moradores e turistas sobre pratos disponíveis, a localização dos estabelecimentos, horários de funcionamento e outras informações.

  Serviço

8ª edição do Roteiro Blumenau Gastronômico

Dia: 1º a 28 de fevereiro

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Ar condicionado: Especialista aponta cuidados com a saúde e sustentabilidade

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Em casa ou no ambiente de trabalho, com as altas temperaturas dos últimos dias em Santa Catarina, o ar-condicionado tornou-se um grande aliado da população. No entanto, a pneumologista e alergologista do Hospital Dia do Pulmão (HDP) Caroline Bernardes, alerta que o equipamento também pode trazer problemas para a saúde, se não for bem utilizado e não tiver uma manutenção adequada.

“Os ácaros, fungos e bactérias, que se concentram no aparelho, são facilmente proliferados por todo o ambiente, provocando o surgimento de reações alérgicas” e quadros infecciosos, explica Bernardes. Por isso, a importância da manutenção e limpeza periódica do equipamento.

Outro motivo é o popular choque térmico. Além da rápida mudança de temperatura na transição entre ambientes climatizados e naturais, o resfriamento do ar pode afetar o trabalho e a sensibilidade da mucosa respiratória, ocasionando os sintomas de rinite, bronquites e outras doenças. “Uma recomendação é intercalar períodos com o sistema ligado e desligado. Assim, minutos antes de sair do ambiente, basta desligar o ar condicionado, para que o organismo se habitue à temperatura exterior”, indica.

 

Ar condicionado e a Sustentabilidade

Outra questão importante, segundo a pneumologista, é a sustentabilidade. Para cuidar da saúde e do meio ambiente é necessário atentar-se a alguns cuidados necessários ao utilizar o equipamento. São eles:

– Lembre-se de desligar o ar condicionado quando o ambiente estiver desocupado por mais de 30 minutos;

– Mantenha as portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver ligado;

– Manter a temperatura do ar em 23ºC
De acordo com a especialista, em todas as pesquisas realizadas foi comprovado que 23ºC é a temperatura indicada para manter o ar condicionado no verão, trazendo assim maior conforto ao ambiente, considerando principalmente o bem estar do indivíduo. “Ao ligar o aparelho, é importante não colocar em temperatura menor pois não fará com que o ambiente esfrie mais rápido, teremos um consumo de energia sem necessidade e maior desgaste do aparelho”, aponta.

 

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Marketing de conteúdo para pequenos negócios de moda, têxteis ou de vestuário

Estamos em uma região rica em produção têxtil e do vestuário, onde grandes marcas fizeram e ainda fazem história, como Hering, Dudalina, Karsten, Altenburg, entre outras. No entanto, pequenas empresas daqui e de todo o Brasil também produzem peças que abastecem lojas consagradas no mercado, vendem on-line de Norte a Sul em seus próprios e-commerces ou embarcados em grandes marketplaces.

Se você ainda não tem uma marca consolidada e reconhecida, como as ferramentas de comunicação on-line podem ajudar a construir sua história? Como podem contribuir para gerar identidade com seu público e, consequentemente, auxiliar a promover as vendas?

Hoje compartilhamos algumas ideias que podem lhe ajudar a traçar um caminho. Confira!

– Associe seu produto a um estilo de vida

Use fotos, vídeos, campanhas e anúncios nas redes sociais para “vender” um estilo de vida, não apenas uma peça de roupa.  Conte uma história que seja coerente com a da sua marca e da sua empresa e que também fará sentido para o seu público-alvo. As pessoas querem mais do que um produto com 50% de desconto hoje em dia.

– Mantenha um blog com conteúdo de qualidade para o seu público

Tenha um bom serviço de redação para o seu blog, ligado ao seu site, e ofereça conteúdo de qualidade que faça seus clientes desejarem acessar seu site e ler as novidades que sua marca está postando. Se você vende produtos infantis, por exemplo, compartilhe informações e dicas importantes para os pais. Se vende artigos esportivos, fale sobre saúde, alimentação, bem-estar em seu blog.

– Informativos on-line

Evite enviar apenas as promoções por e-mail. Invista em um modelo de e-mail que mescle assuntos comerciais, como lançamentos ou descontos nos produtos, com conteúdo informativo. Uma vez por semana, por exemplo, você pode mandar um e-mail compartilhando as últimas postagens do seu blog com conteúdo comercial. Desenvolva um formato que faça as pessoas quererem ler o seu e-mail!

– Ofereça conteúdo diferenciado para o seu público

Promova desfiles on-line para quem curte sua página no Facebook, por exemplo. Mostre em primeira mão detalhes de novas peças no Instagram. Faça seu público se sentir como parte da sua marca, como alguém que verdadeiramente importa para você.

Para colocar isso tudo em prática, conte com a Presse.
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Os benefícios de ter as informações na Nuvem

Até pouco tempo a Computação em Nuvem era vista como uma tendência promissora, mas agora ela veio mesmo pra ficar como fator decisivo nas operações de tecnologia de muitas empresas.

De acordo com a consultoria IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de TI e Telecomunicações, o segmento de TI no Brasil deve crescer 5,7% em 2017, em comparação ao ano passado, e um dos fatores que devem contribuir para isso é o amadurecimento do mercado de Cloud Computing ou Computação em Nuvem.

A IDC Brasil estima que o mercado de Cloud pública deve crescer 20% neste ano. E as empresas devem investir no armazenamento na Nuvem por conta de vantagens como redução de custos e mais agilidade a entrega de soluções. No modelo Cloud Computing os dados ficam arquivados na própria web e são acessados a partir de um login e senha.

E a Nuvem não é a apenas para as  empresas de grande porte. A consultora de negócios do sistema myrp, Karine Gresser, ressalta que mesmo as pequenas e médias empresas já conseguem sentir na prática os benefícios de migrar suas informações para o sistema de armazenamento online:

 

1- Mais segurança

Quem escolhe armazenar os dados da empresa na Nuvem pode ficar mais tranquilo em relação à segurança das informações, pois são feitos backups mais eficientes e seguros. Já que têm todos os dados no computador, corre o risco de a máquina ter algum problema de funcionamento e perder as informações da empresa.

 

2 – Menos gastos

Como não são necessários grandes investimentos em hardware e softwares, somente isso já reduz os gastos. Além disso, no modelo na Nuvem, geralmente, a empresa paga somente pelo recurso usado. Outra redução está na equipe de TI, que pode ser otimizada, já que não há necessidade de tantas pessoas para lidar com atualizações e controles de softwares de modo manual, pois nos sistemas online isso ocorre de maneira automática.

 

3- Mais acessibilidade

Hoje em dia as pessoas estão conectadas a todo momento e em qualquer lugar, e uma das grandes vantagens do Cloud é disponilizar as informações da empresa dessa mesma maneira, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Essa mobilidade possibilita que os gestores do negócio tomem decisões imediatas, com base em informações disponibilizadas em tempo real, o que pode significar ganho de tempo e dinheiro em uma empresa.

 

Sobre o myrp:

O myrp é um sistema de gestão empresarial que faz a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e, NF-e e CT-e, e possibilita o gerenciamento de uma pequena empresa, com controle financeiro, de estoque e vendas. O sistema funciona no modelo de armazenamento na nuvem e pode ser utilizado por empresas da indústria, atacado, comércio, serviços e transportes.

 

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