Roteiro Blumenau Gastronômico encerra oitava edição com recorde de vendas
A oitava edição do Roteiro Blumenau Gastronômico encerrou no último dia 28, contabilizando mais de 15.000 pratos comercializados em 32 estabelecimentos participantes, entre restaurantes, bares e confeitarias. Cada um preparou um prato inédito ou uma nova forma de apresentação, oferecido nos estabelecimentos a preços especiais durante todo o mês de fevereiro. “Esse foi o resultado de todo o nosso planejamento e a criatividade dos estabelecimentos na criação de pratos exclusivos com valores acessíveis para a comunidade”, afirma o organizador do evento, Develon da Rocha.
Um dos restaurantes que aprovou o roteiro é o Nana Hamburgueria, que vendeu 1523 unidades do “Nana Off”. “O evento foi maravilhoso, pois atraiu novos clientes e movimentou a gastronomia da cidade, afinal, as pessoas tinham um motivo a mais para querer sair de casa. O retorno foi super positivo, tanto que os clientes estão pedindo para que o prato que preparamos exclusivamente para o festival fique em definitivo no nosso cardápio”, conta a chef Nana Oliveira. O proprietário do Mortadella, Marco Aurélio Merini, diz que o “Gamberoni à gorgonzola”, prato criado para o roteiro, fez tanto sucesso que vai ficar no cardápio. Para os adeptos de comidas mais saudáveis, o proprietário do Gula’s Natural Food, Eder Floriano, garante que “Cross Brócolis”, também exclusivo do Roteiro Blumenau Gastronômico, permanece como uma das opções da casa, que comercializou mais 500 unidades do prato durante o mês de fevereiro.
O poder público e as organizações ligadas ao turismo também comemoram o sucesso do Roteiro. Na opinião do prefeito Napoleão Bernardes, esta é uma excelente ferramenta para o incremento da atividade turística e para a divulgação cultural da cidade. “O evento também é uma oportunidade de as famílias blumenauenses e da região conhecerem os restaurantes e bares de Blumenau. Vejo o Roteiro como uma valorização da nossa riqueza gastronômica, além de ser um estímulo para a economia local”. O presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, concorda: “O Roteiro Gastronômico é de extrema importância para Blumenau, já que valoriza nossa gastronomia, responsável por atrair muitos turistas. Além disso, em um momento de crise pelo qual o Brasil passa, a iniciativa é uma excelente maneira de fomentar o consumo e proporcionar maior movimentação em estabelecimentos de Blumenau.”
Movimento na rede hoteleira
Não foram apenas os blumenauenses que aproveitaram as delícias preparadas pelos nossos restaurantes. Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (SIHORBS), Emil Chartouni, a rede hoteleira também sentiu consequências positivas. “Antes, as pessoas procuravam o litoral catarinense para os momentos de lazer nos primeiros meses do ano, mas essa realidade está mudando. O Roteiro, por exemplo, foi um excelente motivo para visitar ou ficar em Blumenau”.
Incremento na qualidade
Outro ponto que vem ganhando relevância a cada edição do Roteiro Blumenau Gastronômico é o aumento da qualidade dos serviços. Já se formaram até grupos de opinião informais que fazem avaliações dos estabelecimentos, o que contribui para a melhora dos restaurantes, bares e confeitarias participantes, tanto com relação aos próprios pratos quanto aos serviços prestados. “O evento também aumenta o número de pessoas nas ruas, o que se torna uma oportunidade aos lojistas para exibirem suas vitrines e atrair consumidores. Toda essa combinação gera um movimento positivo, que atrai pessoas da região e destaca Blumenau”, acrescenta o presidente da CDL, Helio Roncaglio.
Concurso elege os melhores pratos
Como parte da programação do roteiro, durante todo o mês de fevereiro os clientes puderam participar de um concurso gastronômico de voto popular, pela internet, escolhendo o prato favorito do festival. Confira abaixo o resultado:
1º lugar: Gula´s Natural Food, com o Cross brócolis.
2º lugar: Nana Hamburgueria, com o Nana Off.
3º lugar: Lara Sushi, com o Prato com 13 peças .
4º lugar: Buffalo Burger, com o Vivi’s Spicy Burger.
5º lugar: Enter Burger, com o Porkchop mit burger.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br
Bierland lança duas cervejas no 9º Festival Brasileiro da Cerveja
A Bierland vai lançar duas cervejas durante o 9º Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece de 8 a 11 de março, na Vila Germânica – Blumenau/SC. Um lançamento será a Cerveja Mush Porter, vencedora da 5ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, de estilo Baltic Porter. A receita é de Flávio Rodrigues Domingues, de Poços de Caldas/MG.
Para os amantes cervejeiros, outra boa notícia será a versão American Barley Wine envelhecida um ano no barril de carvalho. Será de caráter exclusivo no Festival Brasileiro Cerveja na versão chope. Com corpo alto e coloração castanha, notas complexas de malte que lembram frutas vermelhas, baunilha e madeira e um agradável perfume alcoólico. “Este um ano de maturação em barril de carvalho proporcionou uma incrível evolução sensorial, surgindo novos aromas, sabores e texturas, antes inexistentes na sua versão original”, explica o sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich.
Paralelamente ao festival, é realizado o Concurso Brasileiro de Cerveja, onde várias marcas disputam o paladar do júri de especialistas renomados no Brasil e no mundo. O concurso de 2016 teve 222 cervejarias, 135 estilos da bebida e 1.469 rótulos. Há também a Feira Brasileira da Cerveja, que nesta edição teve sua área ampliada e terá 5.000 metros quadrados para exposição de máquinas, equipamentos e insumos.
Sobre a Bierland
Localizada em Blumenau/SC, a Cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Foi inaugurada em agosto de 2003 e, traduzindo do alemão, o nome significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à cidade onde está situada. Atualmente, a Bierland produz 14 cervejas entre as de linha e sazonais.
Em 13 anos de atividades, a Bierland já é uma das cervejarias artesanais mais reconhecidas do Brasil. Ao todo, são 107 premiações em competições nacionais e internacionais, como o International Beer Challenge, World Beer Awards, Concurso Brasileiro de Cervejas, South Beer Cup, Copa Cervezas de America, entre outros. Para o sócio proprietário, Eduardo Krueger, as cervejas da Bierland são fruto do trabalho intenso de uma equipe comprometida com a qualidade. “Nossas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, como alemã, belga, inglesa e norte-americana, acrescentadas de uma dose de criatividade e ousadia, que traz personalidade a cada uma delas”, destaca Krueger.
SERVIÇO
O que: Festival Brasileiro da Cerveja
Onde: Parque Vila Germânica – Blumenau/SC
Quando: De 8 a 11 de Março/2017
Horários: Quarta a Sexta-feira (8 a 10), das 19h à 1h; e Sábado (11), das 15h à 1h
Acompanhe-nos
facebook.com/bierland.cervejaria
instagram.com/cervejaria_bierland
twitter.com/cervejabierland
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br
Duas equipes do SESI/SC vão participar da etapa nacional do Torneio de Robótica
Classificadas na etapa regional do Torneio Regional de Robótica da FLL (First Lego League), que aconteceu neste final de semana no Complexo Esportivo do SESI em Blumenau, duas equipes do SESI/SC vão participar da etapa nacional que vai acontecer em Brasília entre 17 e 19 de março. As duas equipes de Brusque, SESI/SC Tecnorob Green SESI/SC e Tecnorob Red, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O primeiro lugar ficou com a equipe Legofields, de Brasília.
A abertura do torneio aconteceu no sábado (04) e teve a presença do Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto, demais autoridades municipais e diretoria da FIESC.
O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, citou que os competidores demonstram à sociedade que investir em educação vale a pena. “Vocês representam o Brasil que dá certo, uma juventude que se destaca no cenário da educação brasileira”, observou.
Para a gerente de Projetos Educacionais do SESI Nacional, Bárbara Trajano, o evento representa uma contribuição para formar um Brasil melhor no futuro e uma indústria mais forte.
Também presente no evento, o Presidente em exercício da FIESC, Astor Kist, lembrou que a entidade, preocupada com a questão educacional, criou, em 2012, o movimento “A Indústria pela Educação”, que se fortaleceu e hoje é chamado “Santa Catarina pela Educação”. “Quem sabe, em breve, teremos o ‘Brasil pela Educação’”, apontou. Segundo Kist, o grande objetivo do movimento é a valorização de todos os agentes envolvidos na educação.
Fabrizio Machado Pereira
Bárbara Trajano
Astor Kist
O tema desta temporada foi “Animal Allies”, o que estimulou os estudantes a pensarem como cientistas e engenheiros, os incentivando a explorar a relação entre pessoas e animais. Ao todo, 30 equipes participaram do torneio, sendo aproximadamente 250 alunos. Cerca de 2.500 pessoas passaram pelo Complexo Esportivo do SESI nos dois dias de evento.
A preparação dos competidores começou há seis meses, com treinos, workshops e simulados, coordenados pela equipe da Educação do SESI/SC. Estratégia, navegação do robô, core values, design do robô, técnicas e dispositivos de atuação foram temas trabalhados com as equipes.
Encerramento e premiação
Na cerimônia de encerramento e premiação, ocorrida neste domingo (05), a organização do torneio fez agradecimentos especiais aos competidores, aos pais, aos juízes e voluntários, aos mentores e técnicos, aos realizadores, aos professores, à equipe de trabalho e a todos os presentes. Lembrando a todos que os competidores são “os inovadores de agora e do futuro. O Brasil hoje já é de vocês e no futuro será mais ainda!”.
O diretor Técnico do SESI/SC, Marco Goetten, disse estar muito feliz em receber a todos na casa da FIESC e unidos no mesmo propósito.
“Recebi a missão de agradecer aos juízes e voluntários e a todos que nos apoiaram neste evento maravilhoso. Também a todos que estão presentes, diretoria, equipe de Blumenau que trabalhou forte e se dedicou nestes dois dias de evento. E também a todos de Florianópolis que se engajaram no evento”, declarou.
“Vemos que vocês se dedicaram ao esporte nestes dois dias, souberam liderar e ser liderados, agiram com honra, lealdade e educação. Mas o principal foi lidar com os valores de humildade, honestidade, lealdade, que vocês vão levar para a vida inteira e vão ajudar o mundo a crescer. Parabéns a todos!!! Obrigado pela alegria de vocês!”, concluiu.
Para o professor do curso de Robótica do SESI Blumenau, Thiago Bettega Linares, “o ponto mais emocionante do dia foi desafio final na mesa, aonde as equipes Nightfall e TecnoRob Green disputaram os prêmios não oficiais”. “Mas o melhor de tudo é o espírito do torneio, de fraternidade, amizade, relações que ficam para uma vida toda. Além disso, a confraternização final exaltou o valor do que vimos hoje, pois mais importante do que ganhar é aprender esses valores, independente da premiação”, declarou Linares, acrescentando que a Equipe SESI/SC TecnoRob Green (Brusque) se destacou por manter o desempenho do ano passado, quando classificou-se para a etapa internacional realizada nos Estados Unidos, e neste ano ficou entre as três classificadas. E a Legofield impressionou ainda mais, com seu desempenho, maturidade e superação”, concluiu Linares.
PREMIAÇÃO
Todos os participantes ganharam medalha de participação, pois esse foi um reconhecimento por tudo que cada um fez. A coordenadora dos voluntários chamados “Anjos” no torneio, Thaís Pompeo, também recebeu uma medalha pelo trabalho com os voluntários no evento.
E a emoção tomou conta da premiação. Competidores, técnicos, mentores, pais e amigos na ansiedade pela divulgação.
PRÊMIOS OFICIAIS
Categoria Design do Robô
Design Mecânico: Equipe SESI/SC Nigthfall (Joinville)
Programação: Equipe Mochileiros (Curitiba)
Estratégia e Inovação: Equipe SESI/SC RIP (Blumenau)
Categoria Pesquisa
Projeto de Pesquisa: Equipe SESI/SC AgroRobots (Concórdia)
Solução Inovadora: Equipe Portobots (Porto Alegre)
Apresentação da Pesquisa: Equipe SESI/SC Carvoeiros Robots (Criciúma)
Categoria Corue Values
Inspiração: Equipe Amplotech (Brusque)
Trabalho em Equipe: Equipe Equilibirium (São Paulo)
Gracious Professionalism: Equipe The Survivors (Rio do Sul)
Champions’s Award
Equipes classificadas para a etapa Nacional, que conseguiram ter o equilíbrio nas três áreas (pesquisa, corue values e design do robô):
3º lugar: Equipe SESI/SC Tecnorob Red (Brusque)
2º lugar: Equipe SESI/SC Tecnorob Green (Brusque)
1º lugar: Equipe campeã do evento, com maior pontuação no torneio – Equipe Legofield (Brasília)
Equipes finalistas suplentes:
Equipe SESI/SC Nightfall (Joinville)
Equipe SESI/SC AgroRobots (Concórdia)
PRÊMIOS NÃO OFICIAIS
Os prêmios especiais entregues pela organização aos participantes, chamados de “prêmios não oficiais”, foram:
Prêmio Especial: Maior pontuação na mesa e Desafio da mesa – Equipe TecnoRob Green (Brusque)
Contra todas Adversidades: Equipe que se superou no torneio – Equipe Robotics (Taió)
Estrela Iniciante: Equipe que iniciou este ano e se destacou – Equipe Os Aliemon’s (Timbó)
Troféu jovens profissionais da Indústria Catarinense: Equipe Os Canis (Jaraguá do Sul)
Troféu Técnico: Técnico Joel Basso da Equipe The Survivors (Rio do Sul)
Reconhecimento de Apoio à Robótica: Diretor Técnico do SESI/SC, Marco Goetten; diretora do SESI Vale do Itajaí, Dalila Leite Mendonça de Carvalho; e a coordenadora de Educação do SESI/SC, Maria Tereza Hermes Cobra.
Voluntário Destaque: Daivid Treis (Blumenau)
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br
Dicas práticas para elevar a carreira profissional em períodos de retração econômica
No último ano, a crise na economia brasileira atingiu diversas classes sociais e diferentes categorias do setor. No entanto, muitos profissionais tentaram se reposicionar no mercado ou até mesmo lançar a própria marca como empreendedores. De acordo com a estrategista em Personal Branding, Daniela Viek, este momento foi importante e estratégico e muitos puderam perceber o impacto da marca pessoal na carreira e nos negócios.
“Este ano é um novo recomeço. Em 2016 houve uma retração de investimento pessoal por parte de muitos profissionais que estariam, por exemplo, pensando em fazer um MBA no exterior, um curso de idiomas ou ampliando seu desenvolvimento profissional”, esclarece Viek. Portanto, decisões inesperadas afetaram os planos profissionais de muitos, como uma possível demissão, e exigiram então um plano de ação efetivo e muitos mudaram de carreira e até mesmo partiram para o empreendedorismo.
Assim, de acordo com a especialista, o trabalho de Personal Branding (Gestão da Marca Pessoal) torna-se de fundamental importância para demonstrar o valor do profissional dentro das empresas em processo de crise, redução de equipe, exigência de colaboradores multitarefa ou ainda para torná-lo um atrativo no mercado, caso uma recolocação estivesse em curso.
Para quem ainda não está familiarizado com o processo de Personal Branding, a especialista aponta três dicas para destacar-se na carreira seja dentro de uma organização, como um profissional liberal ou mesmo como empreendedor. São elas:
- 1- Atuar e saber demonstrar suas competências e seus diferenciais
Em um processo de redução de equipes nas empresas, o profissional deve estar atento para não ser aquele escolhido para a demissão. O principal, para que sua marca pessoal tenha credibilidade, é constantemente trabalhar em busca dos resultados dentro da empresa. Em um segundo momento, é preciso saber mostrar suas competências técnicas e comportamentais e os resultados que elas promoveram para o negócio, em simples palavras: venda-se e venda seus resultados. Faça isso com uma comunicação transparente, eficaz, sempre buscando genuinamente superar as expectativas de quem lhe contratou, o que sempre vai além das suas próprias atribuições, principalmente, em um período de retração econômica. Não se trata de autopromoção, que fique claro, mas de um marketing pessoal bem feito e isso vale do estagiário ao CEO cuja reputação tem impacto na Marca Corporativa.
- 2- Seja uma marca de valor pra dentro da organização
O profissional precisa trabalhar e saber comunicar seus resultados dentro da empresa. Assim, estará também trabalhando sua rede de influência dentro da organização. Profissional desejado é aquele que é focado em resultados, que tem visão mais estratégica, que não espera do RH para investir na marca pessoal e carreira, que mantém bons relacionamentos e, principalmente, aquele que trabalha a marca pessoal de forma consistente e constante e não apenas em sua entrevista de emprego. Se você entender como se configura em valor dentro da empresa, saberá como se tornar interessante para o mercado também. Então, é importante receber feedbacks para avaliar a própria imagem, e perceber como a organização valoriza determinado funcionário – o personal branding faz isso. Ele identifica qual é o diferencial do profissional para que ele trabalhe isso como uma vantagem competitiva dentro da organização e fora.
Uma ação muito prática: Amplie sua rede – Não almoce só com seu colega de departamento, almoce com profissionais de outras áreas e até de outras empresas, mantenha sua network viva e isso vale também para o digital, se mantenha presente e gere valor, desta forma, você ser percebido e lembrado é muito mais fácil do que um profissional que se esconde atrás de uma mesa ou cargo, ou só procura sua rede quando está desempregado pedindo para disseminar seu currículo.
- 3- Trabalhar a rede de influência e a reputação nas redes e nos núcleos de relacionamento é fundamental
O profissional precisa ouvir mais, articular e valorizar as pessoas, focar no resultado, ser proativo, trabalhar o diferencial competitivo que ele apresenta, entender o que é valor para a empresa e focar neste valor. E, principalmente, ser um bom gestor da própria marca pessoal. Ou seja, trabalhar a própria imagem em todos os pontos de contato dentro da empresa ou fora dela; ser notado tanto na presença pessoal como digital também, tão importante e difundida atualmente. É fundamental a busca constante deste alinhamento entre valor real e percebido, e mais importante do que chegar na frente é não ficar para trás neste mercado ultracompetitivo que vivemos.
Sobre Daniela Viek
Estrategista em Personal Branding, Mestranda em Neuromarketing pela FCU (EUA). Mastercoach – Flórida, Pós-Graduanda em Personal Branding por Blanquerna (Espanha), Relações Públicas, Esp. em Comunicação Corporativa e MBA em Marketing pela FGV. Uma das primeiras profissionais do Brasil certificada pela REACH Personal Branding (EUA).
Criadora do MétodoYOU.com – Programa para Gestão Estratégica de Marcas Pessoais atendendo profissionais no Brasil, EUA e Europa. Idealizadora do PBEX 2016 Experience – Semana Internacional do Personal Branding – Um dos maiores eventos do mundo na área e Fundadora do PBBrasil.Org. Desde 2004 atua com Marcas Pessoais e Corporativas atendendo desde profissionais liberais até multinacionais.
Mais Infos: www.danielaviek.com.br
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br
Volta às aulas e os cuidados com o peso da mochila
A volta às aulas requer uma atenção especial dos pais: o peso das mochilas. A neurocirurgiã Danielle de Lara, de Blumenau (SC), alerta que o excesso de peso causado pela quantidade de cadernos, livros e outros materiais pode prejudicar a coluna e a postura das crianças e adolescentes. Por isso, é necessário que os pais fiquem atentos para evitar que os filhos carreguem peso maior que o recomendável. O Ministério da Saúde recomenda que o peso não ultrapasse em mais de 10% o peso da criança, ou seja, uma criança de 30 quilos não pode carregar mais do que 3 quilos de material.
Segundo a especialista, os problemas de saúde podem começar na infância e atingir até mesmo os adolescentes. No entanto, há como prevenir. “O ideal é o responsável pela criança ou adolescente analisar com os professores se há horários de determinadas matérias para não carregar peso além do necessário que será usado no dia da aula”, conta Danielle. Além disso, a especialista frisa que deve-se ficar atento na hora de escolher a mochila. “A melhor opção de bolsa é aquela que possui rodinhas, que não força a coluna. E também é importante fazer com que a criança mantenha a rotina de atividades físicas para desenvolver a musculatura”, aponta.
É fundamental os responsáveis ficarem atentos aos sinais que podem aparecer e apontar um problema na coluna. De acordo com a neurocirurgiã, os principais sintomas são dores ao se movimentar e dores de cabeça. O tratamento para problemas na coluna é feito de acordo com cada paciente. Mas, na maioria dos casos, consiste em orientação postural com um profissional, analgésicos e fisioterapia.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br