SESI e SENAI realizam atividades em comemoração ao Dia da Família na Escola

O SESI e o SENAI, entidades do Sistema FIESC, realizam diversas atividades em comemoração ao Dia da Família na Escola. Várias ações estão sendo desenvolvidas desde segunda-feira, dia 03, e seguem até o próximo sábado, 08, Dia da Família na Escola. É o segundo ano em que as escolas da rede estadual e do Sistema S unificam uma programação para atrair as famílias. A iniciativa é do Movimento Santa Catarina pela Educação.

“Sábado será um grande dia. Esperamos que todos os catarinenses – os pais e seus filhos – compareçam às escolas onde os filhos estudam”, observa o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

A atividade está prevista no calendário da rede estadual de ensino e tem o objetivo de estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Teremos palestras, exposição de trabalhos, atividades culturais e recreativas. É uma oportunidade para estreitar os laços de afeto entre pais, filhos e professores. É um momento para chamar a atenção sobre a importância da presença dos pais na educação dos filhos, porque todo o dia é dia da família na escola”, afirma Côrte.

Movimento Santa Catarina pela Educação
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela FIESC desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).

Os principais desafios do movimento são proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024, além de formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

PROGRAMAÇÃO
No Vale do Itajaí, várias atividades estão programadas nas unidades do SESI e SENAI. Confira abaixo:

Em Blumenau
– SESI: Palestra sobre consumismo humano; Palestra sobre a sustentabilidade e os recursos naturais; Oficina Espaço Maker; Oficina de Escrita 3D; Oficina de leitura com empréstimo de livros; Oficina de práticas esportivas; Oficina com jogos SESI Matemática; Oficina com AutoLabor Ciências, Química e Física; Exposição de Trabalhos produzidos pelos alunos; Exposição de Fotos com registros do dia a dia na sala de aula; Oficinas de confecção de brinquedos, ex: piscina de bolinha, prateleiras para estação do supermercado, cabanas; Aferição de pressão arterial; Automaquiagem; Apresentação do simulador de envelhecimento; Contação de histórias; Oficina – Vivências Pais e Filhos – Aula de alfabetização compartilhada.

– SENAI: Abertura com a direção e palestra: “Partilhando DNAs” com o psicólogo Marcelo Campos, via hangout, sendo transmitida para as Unidades de Indaial, Timbó e Pomerode; Oficina de Customização de Roupas; Oficina de Costura – Costurando um Estojo Escolar; Oficina de Mecânica Básica de Automóveis; Oficina de Pequenos Reparos Residenciais; Oficina de Confeitaria – Cupcakes; Oficina de Panificação – Grissinis e Patês; Oficina de Química – Fabricação Sabão; Oficina – Peças na impressora 3D; Oficina de Robótica; Oficina de Desenho de Moda; Área de Recreação para menores de 10 anos, com as seguintes atividades: Pintura Facial, Origami, Xadrez, Contação de histórias, desenhos e pinturas em desenhos, jogos e brincadeiras; Área de Recreação para crianças entre 10 e 13 anos com Cinema.

Em Timbó
– SENAI: Abertura com a direção e palestra: “Partilhando DNAs” com o psicólogo Marcelo Campos, via hangout, sendo transmitida pela Unidade de Blumenau para as Unidades de Indaial, Timbó e Pomerode; Oficina de Costura – Costurando frasqueiras; Oficina de informática – Edição e Montagem de fotos; Oficina de Elétrica – Instalação de lâmpadas (tubolar/LED): Palestra e prática; Área de Recreação para crianças entre 10 e 13 anos com Cinema.

– SESI: Robótica, SESI Ciências; café cultural; contação de histórias e pintura facial; campanha do agasalho e campanha do lacre solidário; palestra da ECO: família x trabalho.

Em Indaial
– SESI: Robótica e SESI Ciências; café cultural; contação de histórias e pintura facial; campanha do agasalho e campanha do lacre solidário; palestra com o secretário de Educação de Indaial.

– SENAI: Abertura com a direção e palestra: “Partilhando DNAs” com o psicólogo Marcelo Campos, via hangout, sendo transmitida pela Unidade de Blumenau para as Unidades de Indaial, Timbó e Pomerode; Oficina de Sachês Perfumados em tecido; Oficina de Aplicação de Técnica Manual de Estamparia em tecidos; Sorteio de ovos de Páscoa feito pelos alunos do Curso de Confeitaria Fina; Área de Recreação para crianças menores de 13 anos com: Contação de Histórias, Pintura Facial e Cabine fotográfica.

Em Pomerode
– SENAI: Abertura com a direção e palestra: “Partilhando DNAs” com o psicólogo Marcelo Campos, via hangout, sendo transmitida pela Unidade de Blumenau para as Unidades de Indaial, Timbó e Pomerode; Oficina de Costura – Costurando embalagens de Páscoa; Oficina de Mecânica – Furação e Corte na Usinagem; Oficina de Elétrica – Ligação de lâmpadas em série e paralelo; Área de Recreação para crianças entre 10 e 13 anos com CINEMA e Jogos de Tabuleiro; Área de Recreação para crianças menores de 10 anos com: Contação de Histórias, Pintura Facial e Pinturas em desenhos.

No Estado
Mais de 800 mil pessoas, entre parentes e estudantes da rede pública estadual e do Sistema S, devem participar da edição deste ano do Dia da Família na Escola, em todo o Estado.

A proposta da criação do Dia da Família na Escola surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção.

580px_e58e561ebd0eeb9371019

Atividades realizadas nesta quarta-feira (05) em uma escola de Blumenau

580px_e58e5623a488729381038

Atividades realizadas nesta quarta-feira (05) em uma escola de Blumenau

580px_e58e5629a78e609391014

Atividades realizadas nesta quarta-feira (05) em uma escola de Blumenau

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

SENAI Blumenau inaugura Casa Habitech-Itália nesta quinta-feira

O SENAI Blumenau, entidade do Sistema FIESC, vai inaugurar nesta quinta-feira, dia 06, a Casa Habitech – Itália. O projeto é uma parceria com o Sinduscon Blumenau e o instituto italiano Habitech. A entrega será às 19h, no Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental. Para viabilizar a construção em Blumenau, foram investidos cerca de 1 milhão de euros.

A parceria com a Habitech iniciou em 2013 e o projeto será uma doação da entidade italiana, formada por um grupo de empresas da região ligadas ao setor e em parceria com a Universidade de Trento. O projeto foi instalado no Bairro Escola Agrícola, em um terreno cedido pelo Sistema FIESC e pelo SENAI. A montagem do protótipo de 200m² foi realizada no mês de fevereiro e foi concluída em duas semanas, feita por técnicos da Habitech Trento e aprendizes locais.

De alto padrão, construção modular em madeira X-Lam, a casa foi toda erguida com painéis pré-moldados em madeira renovável – tão resistentes quanto a alvenaria. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pelo instituto italiano Habitech Trento, que escolheu Blumenau para receber o primeiro protótipo desse tipo de construção nas Américas, em virtude de um trabalho articulado pelo Sistema Fiesc e pelo Sindicato da Indústria da Construção de (Sinduscon). O espaço vai funcionar como um laboratório destinado aos estudos e pesquisas de estudantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia da região, de empresas associadas ao Sinduscon e estudantes de cursos técnicos do Senai. Profissionais, técnicos e alunos de arquitetura e engenharia vão poder estudar de que forma as empresas locais podem desenvolver e implantar esse sistema no País.

A casa tem o conceito “greenbuild bussines”, que são construções de baixo impacto ambiental, alto conforto e produtoras de energia. O projeto traz o modelo de construção a seco, que dispensa o uso de água, o que também diminui o impacto ambiental. Os painéis pré-moldados garantem uma execução muito mais rápida dos trabalhos, reduzindo custos com mão de obra. A cobertura tem painéis fotovoltaicos, fazendo do imóvel autossuficiente na geração de energia elétrica. Tal tecnologia também pode ser utilizada na edificação de prédios. Com a estrutura toda em madeira, a casa resiste ao tempo e conta com tecnologia avançada, para captação de energia solar e controle de temperatura.

A proposta do projeto é quebrar o paradigma de que casas de madeiras são ultrapassadas e inserir um novo formato de construção, onde o material e seus conceitos agregados são fundamentais. O principal objetivo é apresentar as novidades no setor de habitação, estimulando o baixo consumo de energia e o menor custo com mão de obra. Essa parceria proporcionará trazer tecnologias atuais especificas para o setor, criar novos estágios, cursos e eventos.

Habitech
A Habitech é um Distribuidor de Valor Agregado de produtos de entretenimento doméstico e automação residencial. Com o projeto, o objetivo da Habitech é trazer novas tecnologias para o continente e expandir o mercado. Em sua cidade de origem, uma casa como essa representa economia média de 14%, se comparada com o custo de construções convencionais, somando-se a isso a economia energética.

 

SERVIÇO
O que: Inauguração e entrega da Casa Habitech-Itália
Data: 06 de abril/2017, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental (Rua Harry Pofhal, 111 – Escola Agrícola, Blumenau/SC​)
Mais informações: (47) 3321-9615

casa_habitech_senai

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Campanha Declare Certo orienta população gratuitamente sobre o IR Pessoa Física

Declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma tarefa que ainda tira o sono de muitos brasileiros. Cheio de detalhes e com mudanças implementadas a cada ano, o preenchimento do formulário demanda cuidado e exatidão, pois erros considerados simples podem levar o contribuinte à malha fina. Para esclarecer as principais dúvidas da população na hora de prestar contas à Receita Federal do Brasil (RFB), o Sescon Blumenau realiza, nesta quinta e sexta-feira, a Campanha Declare Certo 2017.

Com o slogan “Evite problemas com o Leão, procure a orientação de um empresário contábil”, a entidade atenderá a população em seis cidades da área de abrangência.
“Os empresários contábeis estarão disponíveis para tirar dúvidas durante a campanha e também poderão indicar profissional habilitado para realizar o preenchimento completo da declaração. O projeto tem como objetivos evitar transtornos para o contribuinte e colaborar com a Receita Federal no sentido de gerar dados cada vez mais precisos”, destaca o presidente do Sescon, Jefferson Pitz.

Confira o calendário de datas e locais onde haverá o atendimento gratuito do Sescon:

Declare Certo na região do Sescon Blumenau
12ª edição em Blumenau
Data: 06 e 07/04/2017, das 09h às 17h, sem intervalo para almoço
Local: Escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro
Contato para informações: secretaria Sabrina, (47) 3326-0236

4ª edição em Gaspar
Data: 08/04/2017, das 09h às 17h, sem intervalo para almoço
Local: Praça Getúlio Vargas, Centro , em frente à Prefeitura de Gaspar
Contato para informações: Diretor regional de Gaspar, Ceigler Ernesto Marques (47) 9161-9800

1ª edição em Ascurra
Data: 06/04/2017, das 09 às 17h, sem intervalo para almoço
Local:  Em frente à prefeitura de Ascurra, no Centro
Contato para informações: Diretor regional de Ascurra, Marcio (47) 9 9981-0453

1ª edição em Benedito Novo
Data: 06/04/2017, das 09 às 17h, sem intervalo para almoço
Local:  Em frente à prefeitura de Benedito Novo, no Centro
Contato para informações: Diretor regional de Benedito Novo, Clovis  (47) 9 9183-2389

1ª edição em Indaial
Data: 07/04/2017, das 09 às 17h, sem intervalo para almoço
Local:  Em frente à prefeitura de Indaial, Avenida Getúlio Vargas nº. 126, no Centro.
Contato para informações: Diretor regional de Indaial, Jessé Cleber (47) 9 9137-0569

1ª edição em Timbó
Data: 05/04/2017, das 09 às 17h, sem intervalo para almoço
Local:  Em frente à prefeitura de Timbó, no Centro
Contato para informações: secretaria Sabrina, (47) 3326-0236

Seja volutário entre em contato com o Sescon Blumenau através do e-mail secretaria@sesconblumenau.org.br ou telefone 047 33260236 c/ Srta Sabrina e agende seu horário  de atendimento em um dos locais acima.

Mudanças

Na declaração deste ano, passa a ser obrigatório informar o CPF de dependentes com 12 anos completos até 31 de dezembro de 2016. Antes a idade mínima era 14 anos. A intenção da Receita Federal é diminuir o risco de fraudes e a inclusão do mesmo dependente em diferentes declarações. “A cada ano, o Fisco investe mais em procedimentos de segurança e cruzamento de dados para garantir a veracidade das informações prestadas pelo contribuinte. Por isso é tão importante procurar a orientação de um empresário contábil e evitar erros”, destaca o presidente do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz.
Outros dois pontos demandam atenção em 2017. O primeiro atinge aqueles que participaram do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária ano passado. De acordo com Pitz, esses contribuintes terão de apresentar declaração retificadora do ano-calendário 2015 ou cairão na malha fina. O segundo ponto diz respeito àqueles que possuem bens e direitos no exterior. “Nesse caso, o contribuinte deverá entregar a Declaração de Capital Brasileiro no Exterior 2017 (CBE), mas o prazo termina bem antes, no dia 05 de abril”, alerta.

A Receita também divulgou mudanças tecnológicas para este ano. Não será preciso baixar dois softwares – o Programa Gerador da Declaração (PGD) e o Receitanet, usado para transmitir o documento –, pois o download será feito em conjunto. O sistema também vai recuperar automaticamente os nomes quando os CPFs ou CNPJs forem informados no formulário, facilitando o preenchimento da declaração.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Estratégias para obter sucesso com a marca pessoal na carreira é tema de workshop em SP

A dinâmica atual do mercado exige mais velocidade, assertividade e transparência. Para ajudar nestes requisitos em âmbito profissional e obter mais sucesso na marca pessoal, a estrategista em Personal Branding, Daniela Viek, traz em oportunidade única em 2017 o workshop “Personal Branding: Gestão Estratégica da Marca Pessoal na Era Digital”. O evento ocorre em São Paulo (SP), no dia 20 de maio. As inscrições são limitadas.

De acordo com a especialista, além de empreendedores, executivos, líderes, profissionais em transição de carreira e profissionais liberais, podem se inscrever no curso “profissionais que estiverem interessados em posicionar-se, fortalecer-se e impulsionar a própria marca pessoal em prol de resultados de impacto na vida, carreira e negócios”.

No curso serão debatidos temas relacionados a marca pessoal e haverá uma programação exclusiva com aula expositiva, estudo de casos, dinâmica em grupo, interação online, vídeos, aplicação de testes práticos e entrega de materiais de apoio especializados. A programação contará com as seguintes abordagens:

– Conceitos:  Marca Pessoal, Marketing Pessoal & Personal Branding;

– Definições: Identidade, Imagem & Reputação;

– Ferramentas Práticas para Monitoramento e Gerenciamento da Reputação Digital;

– Apresentação do Modelo ‘Personal Branding Canvas – Seu Plano da Marca Pessoal em 1 página’;

– Estratégias para alavancar sua Marca Pessoal na Internet;

– KPY´s (Key Performance Indicators) – Indicadores para gerenciar sua marca pessoal;

– Estudos de Caso de Marcas Pessoais bem sucedidas e mal sucedidas na internet – Aprendizados e Práticas;

– E quais plataformas você deve se posicionar e articular sua marca? (Conteúdos estratégicos para sua audiência, Posicionamento atual/desejado, Networking Online/Offline).

 

Estratégias para destacar a Marca Pessoal crescem cada vez mais

A procura por Estrategistas de Marcas Pessoais ou Personal Brander, profissionais que auxiliam na gestão da marca pessoal através de um planejamento estratégico, vem crescendo em todo o mundo e exige estudo e o domínio de diversas competências. Segundo Daniela, esse crescimento está sendo registrado, pois o mercado está cada vez mais competitivo e a busca por diferenciação, posicionamento e reconhecimento é fato em diversos segmentos. Além disso, o desejo de saber como se destacar na área profissional e como gerenciar a própria marca se torna algo atrativo para o mercado-alvo, com resultados em curto, médio e longo prazo.

Sobre Daniela Viek

Estrategista em Personal Branding, Mestranda em Neuromarketing pela FCU (EUA). Mastercoach – Flórida, Pós-Graduanda em Personal Branding por Blanquerna (Espanha), Relações Públicas, Esp. em Comunicação Corporativa e MBA em Marketing pela FGV. Uma das primeiras profissionais do Brasil certificada pela REACH Personal Branding (EUA).

Criadora do MétodoYOU.com – Programa para Gestão Estratégica de Marcas Pessoais atendendo profissionais no Brasil, EUA e Europa. Idealizadora do PBEX 2016 Experience – Semana Internacional do Personal Branding – Um dos maiores eventos do mundo na área e Fundadora do PBBrasil.Org. Desde 2004 atua com Marcas Pessoais e Corporativas atendendo desde profissionais liberais até multinacionais.

www.danielaviek.com.br

Serviço

O quê?

Curso Personal Branding: Gestão estratégica da marca pessoal na era digital
Quando?
20 de maio/2017
Aonde?
ABERJE – Rua Amália de Noronha 151 – 6o andar – 05410-010 – São Paulo / São Paulo
Horário?
Das 9h às 18h (8 horas)
Mais informações
(11) 5627-9090 ou no site https://goo.gl/xExcPY;

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Arquitetura corporativa traduz a identidade das empresas para o ambiente de trabalho

Cada vez mais as empresas e escritórios têm se preocupado em criar um ambiente que, além de funcional, seja agradável aos olhos e proporcione conforto. Esse é o papel da arquitetura corporativa, que traduz a identidade da empresa nos móveis, decoração, iluminação e todos os elementos que fazem parte do ambiente. O arquiteto Osvaldo Segundo, do escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, de Blumenau/SC, salienta que um grande desafio nessa área é criar ambientes adaptados às necessidades das pessoas, pensando em facilitar a comunicação, proporcionar ergonomia e auxiliar no aumento da produtividade, tudo isso levando-se em conta o perfil da empresa. “Um escritório de advocacia, por exemplo, exige um ar mais formal, enquanto uma empresa de arquitetura pode mostrar-se mais criativa e despojada”, explica Osvaldo Segundo.

Iluminação
A iluminação é um ponto chave na arquitetura corporativa. Além de ter que obedecer às normas de saúde do trabalhador, deve valorizar o projeto arquitetônico. Sem contar que uma iluminação bem projetada pode criar efeitos incríveis. “Quando pensamos na iluminação, temos que ter cuidado para não criar sombras para áreas de leitura e de trabalho e dar destaque em alguns pontos”, observa Osvaldo Segundo.

Aqui, o arquiteto acrescentou à iluminação embutida que já existia, os três pendentes que conferem identidade à sala de reuniões e iluminam o centro da mesa.

1(1)

2

 

Neste outro escritório (abaixo), a iluminação direta na sala de reuniões proposta por Osvaldo Segundo criou um ar aconchegante, mas não menos profissional. As estações de trabalho facilitam a comunicação entre os funcionários e são mais iluminadas.

3

4

Materiais
Os materiais e cores utilizados também vão expressar a imagem que a empresa quer passar. Neste escritório de advocacia, Osvaldo Segundo optou por cores escuras nos móveis e nos revestimentos da parede e do piso. A mesa de reuniões em mármore Carrara e as cadeiras Wassily na recepção passam seriedade e criam uma atmosfera sóbria.

5

6

7

Ousadia
Em escritórios cujo trabalho está mais focado na criatividade, é possível ousar mais nas cores e texturas. Um exemplo é este escritório projetado por Osvaldo Segundo. O papel de parede com desenho de tijolos, os pendentes e o design das cadeiras cria um ambiente confortável e estimulante. As cores nas paredes e na decoração dão um ar mais descontraído e as estações de trabalho divididas por plantas humanizam o escritório.

8

9

10

Sobre Osvaldo Segundo
Osvaldo Segundo é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), pós-graduado em Planejamento Regional no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina (UNERJ), possui MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil pela FGV e curso Interior Design for Professionals no Instituto Marangoni de Milão-Itália.

Atuando na área desde 2000. Em 2010 consolidou o escritório de arquitetura Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, em Blumenau/SC, que conta com uma equipe de profissionais e parceiros para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos de edifícios, casas e arquitetura de interiores, seja residencial, comercial ou corporativo. A equipe de arquitetos busca propor soluções em projetos que atendam aos clientes com funcionalidade, viabilidade e apurado senso de estética.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Arquivos

Categorias