Pela primeira vez, a cervejaria blumenauense Bierland participa da Festa Pomerana, que ocorre de 15 a 24 de janeiro de 2010, em Pomerode, cidade considerada a mais alemã do Brasil. A expectativa do sócio da cervejaria Eduardo Krueger é das melhores.
“Ainda não podemos estimar volumes de vendas, mas estamos bastante otimistas. Nossa localização na Festa está muito boa e devemos ter ótimos resultados, agradando também ao público com a qualidade do chope Bierland”, destaca o empresário. Ele lembra que, recentemente, o Chope Pilsen da Bierland foi eleito destaque da Oktoberfest 2009, por um júri especial formado pelo caderno “Oktober Zeitung”, do Jornal de Santa Catarina. “Esperamos que o público em Pomerode confirme este resultado”, ressalta Krueger.
A Festa Pomerana tem como atrações os desfiles, apresentações de grupos folclóricos e bandas regionais, além dos chopes artesanais e pratos da cozinha regional. Também conta com uma exposição de empresas locais, variedade de artesanatos, produtos caseiros, utilidades para o lar, móveis e equipamentos em geral.
A Bierland
Conhecida pela qualidade do chope, a Cervejaria Bierland lançou no ano passado novos produtos para agradar ainda mais o paladar do consumidor: cervejas Pilsen, Bock e Weizen em garrafas de 600 ml.
Krueger explica que com o chope, a distribuição do produto ficava limitada a região de Blumenau, por causa do curto tempo de validade. “O chope tem validade de apenas dez dias. Com a cerveja podemos expandir bem mais a atuação no mercado, pois a validade é de seis meses. Conseguimos vender para localidades bem distantes”, explica.
Em 2003, quando a fábrica começou a funcionar, a capacidade total era de 20 mil litros por mês. Atualmente atinge 70 mil. A Bierland investiu no que há de mais moderno em equipamentos para produção de cerveja. Um moinho próprio foi adquirido para triturar o malte de acordo com a granulação adequada. Esse procedimento evita a interferência de elementos externos e também garante a moagem em prazo ideal para a qualidade do chope.
Todos os tanques são de aço inox. A fábrica opera com total controle microbiológico e alto padrão de limpeza – pisos e paredes revestidos com materiais especiais – requisitos fundamentais para garantir a qualidade final do produto.
Referência
Um júri especial formado pelo caderno “Oktober Zeitung”, do Jornal de Santa Catarina, elegeu o Chope Pilsen da Bierland como o destaque da Oktoberfest 2009. A opinião do júri reflete o sucesso da cervejaria blumenauense na maior festa alemã das Américas. Ao todo, foram consumidos 54 mil litros de chope da Bierland durante os 17 dias de festa. O volume total comercializado na Oktoberfest foi de 450.814 litros, uma média de 0,6 litros per capita. “Foram dois meses de intenso trabalho na fábrica e também na festa. Os resultados não poderiam ser melhores, principalmente pelo acréscimo de 13,5% no consumo em relação a 2008, além do título de melhor chope da Oktoberfest”, comemora um dos sócios da Bierland, Eduardo Krueger.
Histórico
A ideia da cervejaria Bierland surgiu de três sócios, que atuavam no segmento de tintas anti-corrosivas. Os empresários queriam começar um novo projeto na área alimentícia e diversos segmentos passaram pelos planos, como massas, doces e outros. Entretanto, nenhuma das idéias tinha estimulado o entusiasmo, quando um levantou a possibilidade de fazer cerveja.
Depois de diversas pesquisas e contatos, em dezembro de 2003, foi inaugurada a Cervejaria Bierland ou “Terra da Cerveja” uma homenagem a Blumenau, conhecida nacionalmente com este título. Localizada no bairro Itoupava Central, um dos bairros que ainda concentra grande número de colonos alemães, a cervejaria fica a 20 minutos do centro da cidade.
A capacidade inicial instalada era de 20 mil litros, produzindo dois tipos de chope: o Pilsen e o Amber Ale. Em 2005 foi lançado o chope Weizen. E logo após o Amber Ale foi substituído por um Bock.
A empresa cumpre a Lei Alemã da Pureza que leva como ingredientes apenas o malte, lúpulo, levedura e água. Segundo a Lei, é proibido o uso de aromatizantes, corantes, estabilizantes de espuma, acidulantes ou qualquer outra adição de química.
O responsável pelo chope produzido na Bierland é o cervejeiro Ilceu Dimer, que atua no ramo desde 1977. Ilceu é reconhecido como cervejeiro pela Câmara da Indústria e Comércio da Baviera. É ele quem apresenta o processo de fabricação de uma das bebidas mais apreciada pelos brasileiros.
A Bierland oferece espaço para degustação do chope diretamente na fonte. O bar da fábrica tem capacidade para recepcionar até 100 pessoas. A arquitetura é inspirada nas tradicionais cervejarias da Europa, com estilo rústico e decoração temática. Paredes de vidro separam a fábrica do bar, assim os visitantes podem acompanhar o processo de fabricação enquanto degustam o sabor da cerveja.
O local está aberto de terça a sexta-feira, das 16h e 30 min as 24h e aos sábados das 10h as 24h. O bar também oferece uma variedade de petiscos, além de refrigerantes e bebidas destiladas.
[photopress:fotos_2009_12_14_11_25_23_1_.jpg,resized,pp_image]