Especialista em performance de executivos dá dicas para aumentar a produtividade no atual movimento do mercado.
Segundo dados da Fecomércio, o índice de confiança do empresário do comércio catarinense vem apresentando um crescimento tímido desde o início do ano, porém mantém-se com 85,7 pontos, patamar abaixo dos 100 pontos que indica o limite entre o pessimismo e otimismo. Segundo Claudio Peixer, Partner da Sociedade Brasileira de Coaching em Santa Catarina, a atual fase econômica requer um envolvimento maior de todos, em especial, na geração de oportunidades de negócios.
Com uma perspectiva otimista, Claudio Peixer explica que o mercado está mais aquecido do que nunca, fazendo uma relação com o conceito de aquecimento e energia dos corpos na física. “No mundo dos negócios, o aquecimento acontece da mesma forma. Basta conversar com qualquer empresário, comerciante ou profissional autônomo para constatar: há muito tempo as pessoas não se movimentavam tanto para conseguir aumentar seu espaço no mercado. Não se via tanta gente buscando ampliar suas relações empresariais e de negócios há anos”, comenta.
O coach afirma que esse aquecimento do mercado é extremamente positivo, pois faz os executivos desenvolverem novas habilidades e competências, além de despertar o desejo de fazer o melhor negócio possível, afastando o comodismo e eliminando ideias pré-concebidas. O resultado deste cenário é que todos os profissionais envolvidos acabam ficando mais competentes.
Abaixo, confira algumas dicas preparadas por Claudio Peixer com base na metodologia desenvolvida pela Brian Tracy International – uma das maiores autoridades em coaching do mundo, e trazida ao Brasil com exclusividade pela SBCoaching, para aumentar a produtividade no atual movimento do mercado:
Foque nos resultados e não nas tarefas.
A psicologia da administração do tempo é baseada, principalmente, no comportamento e nas escolhas. O planejamento é essencial para exercitar a capacidade de medir o tempo, elencar tarefas importantes e encontrar as ferramentas adequadas para aperfeiçoar o tempo. Divida suas atividades importantes em duas categorias: Urgentes e Não Urgentes. Na primeira, elenque tarefas que acrescentam valor e resultados e que são de resolução imediata. Na segunda, coloque aquelas que não são de resolução imediata, mas acrescentam valor e resultados. Além disso, acabe com as tarefas, que não acrescentam valor nem são de aplicação imediata.
Saiba vender
Para ter sucesso nas vendas, é preciso conhecer o seu mercado. Para isso, pesquise tudo sobre seu potencial cliente, isso ajuda a obter credibilidade e demonstra interesse na prospecção. Conheça seu produto para não apenas vendê-lo, mas sim o seu benefício. Além disso, prepare-separa a venda estabelecendo objetivos e metas, e concentre um esforço a mais nas melhores prospecções.
Saiba liderar
O sucesso de uma empresa também depende de um líder de alto desempenho, e para atingir este nível é preciso inspirar confiança e também confiar em sua própria capacidade. Estar envolvido em todos os setores da instituição e motivar os seus colaboradores é importante para transmitir os valores em que acredita e chegar ao sucesso. Um bom líder se concentra em três pontos – conhecimento, relacionamento e resultado, sempre presentes na vida de um líder.
Aprimore seu empreendedorismo
Empreendedores devem estar em constante busca por aperfeiçoamento. Seja com uma graduação, pós-graduação, treinamentos específicos ou mesmo estudo pessoal, o profissional deve estar preparado para atuar no mercado. É preciso saber se relacionar com vários tipos de pessoas, manter redes de contatos e, principalmente, estar bem informado sobre negócios e oportunidades. Para ter sucesso nos negócios, é preciso ter iniciativa, ousadia e inovação. O crescimento de uma empresa depende da perseverança, comprometimento e autoconfiança de seu gestor.
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