Por D.J. Castro especialista em marketing digital e branding e sócio-proprietário da Nexia Branding.
Segundo o Instituto Future Today, existem onze grandes fontes de mudança que devem ser mapeadas para detectar as tendências que transformam a nossa realidade. Entre elas, uma das principais é a Tecnologia.
A tecnologia é o tecido conectivo que liga os negócios, governos e a sociedade. Por conta disso, é muito importante compreender as mudanças tecnológicas para poder perceber para onde as coisas estão evoluindo e poder optar por quais tecnologias serão utilizadas em determinado projeto ou negócio.
As quatro leis das tendências tecnológicas
- As tendências são movidas por forças primárias de mudança e as nossas necessidades humanas básicas.
- As tendências são oportunas mas persistem na esteira de novos desenvolvimentos.
- Tendências são a convergência de sinais fortes e fracos ao longo do tempo.
- Tendências evoluem enquanto emergem.
Para quem pretende fazer planejamento estratégico como um futurista, é preciso pensar exponencialmente e agir de forma incremental. Traçar os cenários possíveis a partir das informações que temos no presente, de acordo com a probabilidade, e montar planos de contingência para cada possibilidade.
As decisões táticas devem estar alinhadas com as estratégias de longo prazo da organização. Assim se equilibra a visão de futuro com as ações no presente, garantindo maior possibilidade de sucesso. Essa visão estratégica reduz a incerteza sobre o futuro. É mais sobre preparação do que sobre previsão.
Essa abordagem é uma atividade estratégica que usa dados quantitativos e qualitativos, frameworks e ferramentas para construir visões plausíveis de futuro para que os gestores possam tomar decisões bem informadas hoje em dia.
Companhias com uma metodologia dedicada à visão estratégica tem muitas vantagens sobre os concorrentes, com 33% mais lucratividade e 200% mais crescimento. Estratégia focada no futuro melhora o planejamento, a definição de objetivos, a entrada em novos mercados, e também ajuda a construir mentalidade mais flexível e adaptável entre executivos e colaboradores, mesmo durante tempos de incertezas.
E, como provou Charles Darwin: quem se adapta melhor, sobrevive melhor na vida e nos negócios.
—
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br