A vacina antigripal disponibilizada neste ano apresenta novidades e tem duas formulações: pediátrica e adulta.
A população de Blumenau e região já pode se antecipar e realizar a imunização contra a gripe. A campanha nacional de vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, começa apenas no dia 04 de maio, mas no Hospital Dia do Pulmão (HDP) já é possível se vacinar de forma completa. O grande diferencial das vacinas da entidade é que elas protegem contra quatro cepas do vírus da gripe e duas linhagens, em doses para adultos e crianças. Além disso, o HDP é a única instituição do município e região certificada pela Sociedade Brasileira de Imunização (Sbin).
De acordo com pneumologista e diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, a vacina antigripal imuniza em até 95% dos casos evitando a gripe e suas complicações, quando aplicada no período certo e em local qualificado. Por isso, o período ideal para vacinar-se contra a gripe é no início do outono.
Neste ano, o Hospital do Pulmão disponibilizará a vacina quadrivalente, que além das cepas A/H1N1, A/H3N2 e uma cepa B, contempla uma segunda cepa B, ou seja, a vacina terá as linhagens Yamagata e Victoria. O médico explica que nas vacinas trivalentes, encontram-se apenas uma das duas linhagens. “Desde o ano 2000 temos observado em todo o mundo, a circulação das duas linhagens de vírus influenza B (Victória e Yamagata) num mesmo ano. Em cerca de 50% das vezes, a linhagem B contida na vacina não é coincidente com a que predomina numa temporada, por isso, a vacina quadrivalente é mais segura e eficaz”, explica.
“Devem ser vacinados, prioritariamente, idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas”, explica o médico. Entretanto, Kreibich ressalta que é fundamental que quem não faz parte dos grupos de prioridades procure a rede privada especializada e credenciada para se vacinar, pois além da influenza H1N1 ainda circulando, tivemos uma mutação do vírus H3N2 que ocasionou hospitalizações e óbitos em grande escala no hemisfério Norte, o que causa preocupação para o período de frio no Brasil.
Vacinar X Imunizar
Muita gente não sabe, mas existe diferença entre ser vacinado e estar imunizado. Segundo Kreibich, a vacinação é o ato de aplicar a vacina e a imunização é o desenvolvimento de anticorpos específicos derivados da vacina aplicada. “A manutenção das características iniciais das vacinas depende da Rede de Frios, que é a estrutura técnico-administrativa, que implica na logística de transporte , manuseio e armazenamento das vacinas, orientada pelo Programa Nacional de Imunizações. Desta forma, o manuseio inadequado , alas de vacinação não refrigeradas por 24 horas, ausência de câmaras de refrigeração ou equipamentos com defeito, e até mesmo a falta de energia elétrica podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia das vacinas”, destaca. Ou seja, estar vacinado não significa que você realmente foi imunizado contra a gripe.
Cuidados e precaução
Dr. Mauro destaca alguns cuidados que as pessoas devem ter antes de se vacinar contra a gripe e contra outras doenças, para que a imunização desejada aconteça:
– Conheça a rede em que pretende se vacinar, seja pública ou privada. Procure saber se possui sala de vacina credenciada para aplicação;
– Conheça os profissionais responsáveis pela aplicação da vacina. São especializados?;
– Verifique onde estão armazenadas as vacinas e como são manuseadas;
– Verifique se as temperaturas da sala de vacina e da câmara de armazenamento estão
conforme o recomendado;
– Também confira se há dispositivos auxiliares para rede de energia.
Sobre o Hospital
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
A sala de vacina do Hospital Dia do Pulmão está organizada de acordo com as orientações e normas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que visam garantir a aplicação da vacina (imunobiológico) dentro dos padrões de conservação, armazenagem e manuseio ideais. O local tem temperatura ambiente controlada de 18 a 20°C durante 24 horas, e dispõe de câmaras para armazenagem e conservação de imunobiológicos com bateria autônoma. Toda a estrutura conta com gerador próprio de energia para garantir a conservação adequada das vacinas e assegurar a manutenção de todos os serviços.
Além disso, atende às recomendações federais necessárias e é reconhecida e é Acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e da obediência à legislação pertinente em vigência no Brasil.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br