Especialista dá dicas de como elaborar de maneira correta os aspectos formais da marca.
A identidade visual é o ponto chave para que uma marca se destaque
no mercado. Ela pode ser definida como o conjunto de elementos que representa visualmente um nome, um serviço, uma ideia, um produto, uma empresa ou instituição. O especialista em Comunicação e Marketing e diretor da Haai Comunicação e Marketing, André Luiz de Freitas, listou algumas dicas essenciais para a boa construção desse quesito.
- Crie uma imagem consistente
Primeiro você tem que ter em mente que marca e design devem caminhar juntas. Um ponto essencial é pensar em sua aplicação, bem como no padrão de cores. É importante estabelecer um vínculo com as cores, assim, você terá uma rápida associação do público com o produto ou marca.
- Dê mais atenção ao seu público
É importante analisar o impacto da identidade visual nas pessoas. O especialista cita que é fundamental estabelecer uma relação emocional com o público. “Os designers têm que saber exatamente quais são os valores da marca e o que querem transmitir, para então criarem uma conexão com o consumidor”, indica.
- Simplicidade é a chave
Não adianta ter uma marca colorida e cheia de elementos se a mensagem que está sendo transmitida não é a mesma captada pelo público. É melhor optar por itens visualmente limpos e simples, mas que passem a ideia da marca de forma certeira e não crie dúvidas para os clientes.
- Envolva-se com questões sociais e ambientais
Ações voltadas a assuntos que estão constantemente sendo debatidos como problemas ambientais e sociais é primordial. Além de mostrar que sua marca quer fazer a diferença no mundo, ajuda a engajar os consumidores a se envolverem mais com os temas e ao mesmo tempo, com a marca.
- Crie um manual de uso
Após a definição das cores, logotipo e qual a mensagem que você quer passar para o público com esses elementos, Freitas recomenda a criação de um manual de uso de identidade visual. “Este é um documento muito conhecido por designers gráficos, que geralmente contém as recomendações, normas e especificações para o uso da marca, evitando assim que ela seja usada de forma indevida”, relata. Ele explica que é importante que o manual contenha a lógica construtiva da marca, bem como suas variações, dimensões mínimas de reprodução e especificações técnicas das cores utilizadas, garantindo assim a fidelidade da ideia na hora da reprodução.
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