Para conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e o diagnóstico do Câncer de Mama, o mês de outubro colore de rosa grande parte das cidades do planeta, através de diversas ações de entidades e instituições. Em Blumenau, o Hospital Dia do Pulmão também aderiu ao movimento.
Durante todo o mês especial os funcionários do hospital estarão vestidos de rosa. Aproximadamente 100 camisetas da campanha da Rede Feminina de Combate ao Câncer foram adquiridas. Além disso, a fachada do Hospital do Pulmão também estará coberta de rosa, durante todos os dias de outubro , graças a refletores luminosos instalados na área externa.
Para o médico-pneumologista e diretor- técnico do hospital, Dr. Mauro Kreibich, a campanha do Outubro Rosa é um exemplo de que cada um pode fazer a sua parte em prol da saúde, por isso, mais uma vez o Hospital Dia do Pulmão promoverá ações para lembrar a conscientização mundial. “O Câncer de Mama é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres no mundo e o primeiro das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O diagnóstico e o tratamento precoce, por meio do autoexame das mamas e da Mamografia, são fundamentais e as mulheres precisam ter consciência sobre isso”.
Outras doenças
Dr. Kreibich ressalta que o Outubro Rosa também é um momento para lembrar outros cânceres que costumam atingir o público feminino e que merecem atenção da sociedade. Segundo ele, o Câncer de Cólon e Reto, de Cólo de Útero e o de Pulmão estão entre os mais nocivos à saúde feminina e que precisam ser combatidos.
Depois do Câncer de Mama, dados da OMS indicam que o Câncer de Cólon e Reto, que abrange tumores nas áreas do intestino grosso e o reto, é o segundo mais frequente em mulheres no país. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que ocorrem mais de 32 mil casos por ano, sendo aproximadamente 15 mil em mulheres e 17 mil em homens. Dr. Mauro explica que, assim como o Câncer de Mama, o diagnóstico precoce também pode ser eficaz na prevenção do Câncer de Cólon e Reto.
Em terceiro lugar está o Câncer de Cólo de Útero, causado por infecções do Papilomavírus Humano (HPV) que, de acordo com o Inca, é a quarta causa de morte em mulheres no Brasil. “O diagnóstico precoce, que deve ser feito através do exame citológico e da vacinação contra HPV, é essencial para evitar agravamentos da doença e precisa ser insistentemente lembrado entre a população”, destaca o médico do Hospital Dia do Pulmão.
O Câncer do Pulmão é o quarto tipo de câncer que mais atinge mulheres no país e é lembrado pelo Dr. Kreibich como mais uma doença que precisa conscientizar a sociedade sobre os malefícios. Cerca de 90% dos casos são originários do consumo de derivados do tabaco e é uma das principais causas de mortes evitáveis de planeta. Uma estimativa do Inca aponta que para 2014 devem surgir mais de 27 mil novos casos, com 16 mil registros em homens e 11 mil em mulheres. “Precisamos aproveitar o Outubro Rosa para lembrar as mulheres sobre o cuidado com a saúde, pois estas doenças podem ser evitas e tratadas se forem diagnosticadas com antecedência”, enfatiza Dr. Kreibich.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br