O uso de tablets com aplicativos específicos para a função de agente de crédito reduziu os custos da instituição em R$ 4 mil por mês, além de ganhos com a sustentabilidade.
Sustentabilidade é um dos termos que está em alta e vem sendo usado por diversas empresas. Contudo, mais que falar é preciso aplicar esse conceito no dia a dia e transformá-lo em realidade. O agente de crédito Anderson Ricardo Correa passou pela experiência de ser mais sustentável e aprovou. Até pouco tempo atrás a rotina dele era sair da agência onde trabalha com uma pasta cheia de papéis, que deveriam ser preenchidos com dados de novos clientes. “Antes era muito trabalhoso, pois quando a gente voltava para a empresa tinha que digitar no computador todas aquelas fichas escritas na rua. Agora é muito mais fácil”, aponta Correa.
Outra dificuldade apontada por Correa eram as cópias dos documentos dos clientes e dos avalistas, exigidas para operações de empréstimo. “Muitas vezes, o cliente não tinha a cópia e precisava levar as folhas até a agência, o que atrasava todo o processo de liberação do dinheiro”, conta o agente.
Mas tudo isso é passado para todos os colaboradores do BluSol, instituição que oferece crédito ao empreendedor de micro e pequenos negócios, que há dois anos iniciou o processo de digitalização com o uso de tablets. O primeiro passo foi chamar o responsável pela tecnologia da informação, Elon Thiem, para apontar uma solução para essa situação, que gerava um gasto muito grande com o uso de papel, tinta e até mesmo energia.
Para melhorar o processo, Thiem explica que cada agente de crédito ganhou um tablet com um aplicativo que foi desenvolvido exclusivamente para atender essa demanda, onde é possível coletar todas as informações. Outras ferramentas foram adicionadas na tecnologia, que possibilitam scanear documentos e ainda organizar a rotina de atendimento.
Atualmente todas as informações digitadas e também as scaneadas ficam armazenadas em pastas virtuais, ou seja, em nuvem. “O resultado trouxe mais mobilidade ao agente de crédito e redução do uso de papel e tinta para impressão em 95% no processo de crédito e montagem de pastas”, garante Thiem. Todos os agentes de crédito receberam instruções de como usar a tecnologia e hoje o processo é 100% digital. “No começo foi um pouco complicado mudar o procedimento, até mesmo por uma questão cultural. Mas hoje não tem comparação e ninguém quer voltar ao processo antigo”, afirma Correa.
De acordo com o diretor executivo da BluSol, Amadeu Trentini, o investimento total foi de R$100 mil e o retorno desse valor deve ocorrer em 18 meses. Ele destaca que um dos ganhos mais imediato foi em relação à sustentabilidade. “Num mundo cada vez mais informatizado e com a grande preocupação com o meio ambiente não é mais possível admitir o gasto de tanta matéria prima”, aponta Trentini.
BluSol
O BluSol – Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade, oferece valores de R$ 250,00 a R$ 30 mil, com prazo de pagamento de até 30 meses. Ao longo de 17 anos de existência, a instituição já emprestou cerca de R$ 220 milhões e conquistou mais de 26 mil clientes em mais de 64 mil operações. Atualmente, a instituição possui agências e postos de atendimento em 12 cidades de Santa Catarina, abrangendo 58 municípios. Saiba mais em www.blusol.org.br
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br