Na sexta-feira (10), o presidente da ZF América do Sul, Wilson Bricio, esteve em Blumenau para uma reunião-almoço com empresários da região. Durante o evento, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha, o profissional falou sobre inovação e como o Grupo ZF investe nesta área. “Acredito no conceito de que inovação é a capacidade de converter ideias em valor. Buscamos empresas jovens dispostas a inovar e apostamos na capacitação de funcionários”.
Dentro do Grupo ZF, existem mais de 5 mil pessoas dedicadas à Pesquisa e Desenvolvimento. A ideia é atingir 30% menos emissões de gás carbônico com os produtos elaborados pelo conglomerado. “Para isso, eliminamos a cultura de repressão e incentivamos aos colaboradores e a inovar. Ao mesmo tempo, criamos a UniZF, para a formação de profissionais, e a FIZ – Fábrica de Ideias ZF”, conta Bricio.
O Grupo ZF é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Possui unidades em 25 países e mais de 57 mil funcionários. Uma das divisões do conglomerado, a ZF América do Sul fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção e de embreagem, amortecedores, entre outros itens.