HBSIS se destaca em NF-e ao atender AmBev

A solução desenvolvida pela empresa blumenauense para a mundial de bebidas destaca a HBSIS entre as fornecedoras de softwares para nota fiscal eletrônica.

Apenas três anos após o início da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica, a HBSIS, empresa blumenauense de soluções em TI, mostra sua liderança ao atender a maior cervejaria do mundo em volume de produção, a AmBev. A partir do HB.NFe, a empresa desenvolveu a solução para atender seus 70 Centros de Distribuição Direta (CDD) e 37 fábricas da companhia.

Os dois modelos distintos de unidades de negócio demandam necessidades extremas. “Desde o anúncio da obrigatoriedade da NF-e para nosso segmento, sempre tivemos uma preocupação maior por conta do volume de notas fiscais que emitimos diariamente, cerca de 120 mil. Além disso, com operações em todo o País deveríamos também ter que fazer a integração com as SEFAZ (Secretarias da Fazenda) de cada estado, aumentando ainda mais a complexidade da nova operação”, destaca o diretor de TI da AmBev, Sérgio Fernandes Vezza.

As 37 fábricas apresentam volume de transações moderado, mas com alta disponibilidade, 24 horas por dia, sete dias na semana. Já os 70 CDDs têm alto volume de transações, com faturamento concentrado em duas horas diárias, quando são emitidas cerca de 120 mil notas/dia.

A solução contratada pela AmBev antes da HBSIS não atendeu a esta grande demanda. O diretor de TI explica que a companhia investiu em mais infraestrutura de servidores e mesmo assim trabalhava com emissão de mais de 40% dos documentos em contingência diariamente, o que ocasionava custos altos de papel e de trabalho para regularização posterior desses documentos. “Além disso, faltava suporte”, observa Vezza.

De acordo com o diretor de TI, a HBSIS fez uma proposta bastante arrojada de substituir a solução vigente por uma mais aderente e mais integrada aos ERPs da AmBev. “Valorizo demais esse tipo de atitude vinda de um parceiro, pois num modelo bastante terceirizado como o da AmBev contamos com essa extensão do nosso time interno e com esse espírito de fazer sempre o melhor para a companhia mesmo que fora dela”, comenta.

Vezza lembra que a nova solução ficou pronta em poucos meses e em menos de seis meses a implantação foi concluída. Outra vantagem é que o investimento em infraestrutura feito anteriormente pode ser realocado em outras áreas. “Atualmente temos menos de 0,1% de emissões em contingência, raramente por alguma falha da solução, mas sim, por problemas de conectividade com as SEFAZ e faz muito tempo que não tenho mais preocupações com a NF-e. Temos hoje uma solução completamente estável”, destaca o diretor de TI.

“Um dos desafios do projeto foi fazer a migração dos documentos eletrônicos da solução anteriormente utilizada para o HB.NFe”, conta o gerente de produto, Eduardo Luiz Myszko. Foram migrados mais de 25 milhões de documentos, que passaram a ser acessados por meio do módulo Archive do HB.NFe. “No novo sistema, o espaço em disco ocupado para estes documentos reduziu em 30%, pois o HB.NFe utiliza uma rotina de compactação de dados eficiente”, destaca.

De acordo com Myszko, outros benefícios foram redução do tempo de processamento e aderência perfeita do sistema ao processo de negócio da AmBev. “O produto HB.NFe foi totalmente integrado aos ERPs do cliente, reduzindo pontos de falha e, consequentemente, garantindo um nível de serviço excelente”, afirma. Outro ponto positivo do HB.NFe é a versatilidade do produto, uma vez que pode rodar em diversos sistemas operacionais UNIX, Red Hat Linux, Windows. Desta forma os investimentos em hardware podem ser otimizados.

O diretor de TI da AmBev ressalta que a parceria com a HBSIS tem sido sempre no sentido de ganha-ganha. “A condução dos trabalhos com soluções pró-ativas como essa têm sido costumeiras nessa relação de mais de 15 anos. Para a AmBev é muito importante contar com parceiros assim que conhecem muito nosso negócio e nosso jeito de fazer as coisas”, destaca Vezza.

Suporte – A HBSIS também oferece uma estrutura de suporte especializada para nota fiscal eletrônica. Ferramentas customizadas para monitoramento do processo de faturamento, aliadas a ações rápidas, proporcionando impacto mínimo no nível de operação logística.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: