Diante desse cenário e com o crescente número de vagas no setor, fica cada vez mais difícil atrair e reter talentos. As construtoras precisam inovar e criar formas de fazer com que os colaboradores sintam-se motivados para continuar no emprego. “Estamos encontrando grandes dificuldades para contratação de mão-de-obra. Realizamos muitas ações de marketing para atrair candidatos, mas, a oferta é grande por parte das empresas”, aponta a coordenadora de RH da FG Empreendimentos, Daiane Gorges.
Segundo ela, um dos benefícios que mais atrai a atenção dos candidatos é a alimentação. Nesta quesito, a FG saiu na frente, oferecendo buffet nas obras. Assim, em vez de comer em marmitas prontas, os trabalhadores podem se servir à vontade. A alimentação é acompanhada por nutricionista. “Muitos não gostavam de marmitas, pois os alimentos vinham misturados ou frios. Agora, cada um pode escolher o que deseja comer todos os dias”, afirma Daiane.
Outros benefícios como ginástica laboral, transporte para os funcionários que residem na cidade vizinha, seguro de vida e treinamento, fazem parte da rotina de quem trabalha na FG. Daiane também ressalta a importância de investir em educação e cultura, com palestras, cursos e oficinas de artes e de música. “Esses benefícios, somados, representam a melhoria do desempenho nas atividades diárias e, consequentemente, o que a empresa terá são colaboradores mais motivados e dedicados ao trabalho”, observa a coordenadora de RH.