Um dos pontos-chave da convenção de vendas da Baumgarten Gráfica, ocorrida no dia 28 de janeiro em Blumenau, SC, foram os investimentos da empresa para 2010, com a centralização do parque gráfico na unidade localizada na rua Bahia, onde hoje já funcionam as unidades de auto-adesivos (Etiquetas), termoencolhíveis e bandejas.
O presidente da empresa, Ronaldo Baumgarten Junior, anunciou investimentos em obras civis, no terreno onde será concentrado todo o parque gráfico. Investimentos também serão realizados em novos softwares para as máquinas de impressão, em pesquisa e desenvolvimento em novas máquinas visando ao aumento da capacidade produtiva de bandejas em cartão termoformado, impressão de rótulos fornecidos em unidades e rótulos autoadesivos com impressão off-set combinada a outros sistemas de impressão.
Nova estrutura organizacional – Também foram anunciadas na convenção as mudanças na estrutura da Baumgarten Gráfica. Passaram-se mais de nove meses de processo da transformação da cultura organizacional, depois da cisão da empresa, ocorrida em março do ano passado. O período de transição deve ser concluído em março deste ano, consolidando as unidades da Baumgarten Gráfica como uma única estrutura. As mudanças abrangem todas as áreas da empresa, com melhorias em RH, Produção, TI, Sistema de Gestão de Qualidade e Marketing.
Mercado – A maior fatia de mercado ocupada pela Baumgarten Gráfica atualmente é no ramo de cosméticos e higiene pessoal. Em seguida, vêm os setores: alimentício, petroquímico, bebidas, têxtil, limpeza e outros segmentos. A intenção para este ano é atuar mais fortemente nos mercados com menor concentração de vendas e fortalecer ainda mais a atuação no setor de cosméticos. A estimativa é que a Baumgarten Gráfica cresça mais de 20% em faturamento em 2010.
Durante a convenção de vendas foram apresentados os resultados de uma pesquisa de satisfação realizada com os principais clientes da empresa. Qualidade, confiabilidade e parceria foram os itens mais citadas quando questionados sobre a primeira palavra que vinha à mente quando ouviam “Baumgarten”.
Sustentabilidade – Até o final deste ano, a Baumgarten Gráfica deve concluir a ampliação da estrutura no parque gráfico da rua Bahia, para onde serão levadas as unidades de autoadesivos e rótulos planos. O projeto arquitetônico da obra está alinhado às novas diretrizes ambientais e mínimo uso de materiais e recursos energéticos, permitindo redução do impacto no meio ambiente. A obra incorporou técnicas como coleta e reuso de águas pluviais, utilização de energia solar para aquecimento de água, iluminação natural, minimização de entradas de energia térmica para ampliação de conforto, coleta e separação de lixo reciclável, entre outras iniciativas. Uma área será destinada a um parque para preservação da mata ciliar das margens do Rio Itajaí-Açu.
Lançamento – Na Convenção de Vendas 2010 a Baumgarten também apresentou o Roll Label, novo produto que permite diversos efeitos e aplicações nos rótulos de embalagens de alimentos, bebidas, entre outros produtos. O Roll Label literalmente “abraça” a embalagem, é impresso em off-set atóxico, livre de odores e a favor do meio ambiente, pois é reciclável. As principais vantagens são o peso e volume reduzidos, além da grande resistência, que possibilita a exposição à umidade sem afetar suas características nem causar desprendimento.
Sobre a Baumgarten Gráfica Ltda. – A Baumgarten foi fundada em 1881 por Hermann Baumgarten, filho de imigrantes alemães. Iniciou suas atividades produzindo o primeiro jornal de Blumenau e região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, denominado “Blumenauer Zeitung” e impresso em alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial, em função da proibição da língua alemã no Brasil, a empresa iniciou outros trabalhos gráficos, consolidando-se no ramo de decoração de embalagens.
Atualmente é uma das maiores e mais completas indústrias gráficas da América Latina; conta uma equipe qualificada de aproximadamente 300 funcionários, maquinário de alta tecnologia e variados sistemas de impressão, atuando na produção de rótulos e bandejas em cartão termoformado. No segmento de rótulos, a empresa traz ampla gama de soluções como rótulos, auto-adesivos, termoencolhíveis e in-mould. A produção atende clientes de todo o Brasil e América Latina.