Evento internacional de conteúdo e conexões para negócios sustentáveis e inovadores acontece em Blumenau (SC) e promove reflexões sobre os rumos da indústria têxtil no Brasil
O primeiro dia do Febratex Summit elevou os debates sobre sustentabilidade na indústria da moda e o futuro do setor como um dos segmentos mais importantes do mercado brasileiro. Palestras com representantes dos principais players do segmento discutiram ações práticas como a redução de resíduos industriais, digitalização de processos e neutralidade carbônica.
Na abertura, a diretora executiva do Febratex Group, Giordana Madeira, destacou a importância de promover um evento que tenha como objetivo discutir os rumos da indústria têxtil brasileira e a posição dela no desenvolvimento global. Ressaltou ainda que o Febratex Summit é a concretização de um sonho que nasceu a partir da necessidade de oferecer um espaço de reflexão sobre toda a cadeia.
“O Summit é um evento inédito, com foco em inovação e sustentabilidade, um evento disruptivo com a marca da Febratex. Estar aqui hoje é uma prova de que os obstáculos foram superados e ver o evento acontecendo como idealizamos é um sonho realizado, o sonho de promover a indústria têxtil brasileira pelo mundo como uma indústria transparente, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável”, declarou.
O Febratex Summit é um evento internacional de conteúdo e conexões para negócios sustentáveis e inovadores derivado da Feira Febratex e promovido pelo Febratex Group e Way2tex.
Confira os principais temas debatidos no primeiro dia do Febratex Summit 2023
O Febratex Summit pretende se tornar o primeiro evento da América Latina a receber a certificação Lixo Zero e o tema foi destaque na palestra “Lixo Zero: um caminho para potencializar a sustentabilidade do seu negócio – Euro Ambiental e Karsten”. A certificação Lixo Zero é concedida para eventos ou empresas que conseguem encaminhar corretamente mais de 90% dos resíduos gerados. A Karsten, empresa do segmento têxtil de Blumenau, conseguiu reciclar 90,73% dos resíduos gerados e conquistou o selo no mês de agosto. Durante a palestra, a Sara Quevedo, analista de ESG da empresa, compartilhou os esforços que levaram à certificação Lixo Zero.
Gabriel Cristofolini, CEO da Euro Ambiental, empresa referência no segmento de soluções ambientais para a indústria têxtil, falou sobre os desafios para sensibilizar e conscientizar as pessoas. “Estamos vivenciando a cultura do desperdício, de comprar e jogar fora”, explica. No fim da palestra, Gabriel também realizou a entrega oficial do Selo Lixo Zero para a Karsten.
Inovação através da digitalização e do trabalho humano
Sustentabilidade e tecnologia na indústria têxtil foram os principais assuntos da palestra “Malharias do futuro: uma nova visão para conectar pessoas, empresas e estratégias mais inovadoras e sustentáveis na indústria têxtil”. O painel mediado por Giordana Madeira, do Febratex Group, comparou as realidades do Brasil e Portugal no ramo têxtil e abordou os desafios de inovar através de uma conversa entre André Klein, CEO da Dalila Ateliê, e Ricardo Silva, CEO da empresa portuguesa Tintext Textiles. Ricardo ressaltou a importância de aliar a tecnologia com o trabalho humano para garantir a qualidade dos processos e da entrega dos produtos dentro de uma empresa. “O nosso caminho nos últimos dois anos é claramente a digitalização. Quebrar o uso do papel, quebrar os processos, automatizar o máximo possível as operações desnecessárias, mas ressaltar a interação humana”, destacou o CEO.
Digitalização do vestuário
A digitalização do vestuário já é realidade para o setor têxtil no Brasil. O caso das Lojas Renner, que digitalizou 40% de sua coleção feminina da marca “Get Over”, foi apresentado por Janete Marquardt e Akihito Hira. O processo começou com a digitalização corporal. “Depois de passado esse desafios, entendemos que tínhamos ferramentas no Brasil que possibilitariam ao designer uma pré-visualização das peças”, apontou Janete. Foi necessário iniciar a trajetória nas base de modelagens e nos tecidos, para preparar a coleção da mesma forma como é feito no processo físico. “O 3D ainda é novo. Talvez no futuro quem utilizará essa tecnologia será um 3D designer e não um estilista ou modelista” apontou Katia Susuki, da CLO Virtual Fashion, empresa sul-coreana especializada em 3D.
Alguns resultados dessa digitalização das Lojas Renner foram a redução em 50% na quantidade de amostras produzidas e redução de 25% do tempo de desenvolvimento do produto. “Não temos como eliminar a amostra física, mas vimos que é possível diminuir o uso de recursos e resíduos. Entre 30 e 35 kg de material estão sendo economizados em desenvolvimento apenas na coleção Get Over” observou Hira.
Oportunidades e desafios da moda para o avanço do desenvolvimento sustentável foram debatidas por Alexander Rose (ONU), Edmundo Lima (ABVTEX), Eduardo Ferlauto (Lojas Renner) e Regina Durante (Lojas Renner), com mediação de Amélia Malheiros (Fiesc).
Alexander – agenda ESG, portanto, é um conjunto de práticas criadas com o objetivo de orientar as empresas para ações mais sustentáveis.
Abvtex reúne grandes varejistas, todos com o objetivo de tornar a cadeia produtiva mais sustentável. Tornar o consumidor mais consciente.
Regina Durante, da Renner, fazer o que é certo está dentro do nosso propósito. compromisso com transparência e sustentabilidade.
Eduardo, sustentabilidade é muito sobre analisarmos como fazemos. A visão de colabora’ão entre todos os atores é fundamental.
Sustentabilidade é jornada, não destino. Arezzo&CO
Suelen Joner, AREZZO&CO
A bioeconomia nos têxteis: caminho crítico para a neutralidade carbônica – CITEVE
Transformação digital, tendências, sustentabilidade e desafios da indústria têxtil foram temas dos Talks
O evento conta com dois Espaços Talks, onde todos os expositores do evento poderão apresentar suas soluções com foco em inovação e sustentabilidade. O espaço é de acesso gratuito ao público.
O talk “A transformação digital da indústria da moda: como se adaptar ao mundo do omniconsumidor” discutiu sobre as mudanças na indústria da moda com a geração alpha e Z. Tatiane Eleni da Silva, head de ofertas da Totvs Moda, destaca que a indústria da moda está no centro da cadeia produtiva e apontou a necessidade de uma operação omnicanal, ou seja, ágil e prática, apostando no ESG. “É uma geração que está disposta a pagar mais caro desde que ela tenha uma identidade com aquela marca”, afirma a especialista.
Semear Ecotêxtil: Como ela impacta no mundo da moda sustentável – Semear Ecotêxtil
Fábio Viana Barbosa, diretor do setor de malhas e tecidos, da Semear Têxtil, compartilhou experiências sobre economia circular, no talk “Semear Ecotêxtil: Como ela impacta no mundo da moda sustentável – Semear Ecotêxtil”. Fábio reforçou a necessidade das marcas buscarem a sustentabilidade como um diferencial para os clientes. Como exemplo, trouxe desfiles 100% sustentáveis e exposições internacionais feitos de roupas de tecidos fornecidos pela Semear Ecotêxtil.
Circularidade através da reciclagem têxtil
Um dos temas mais debatidos no Febratex Summit é a circularidade na indústria têxtil e todas as suas perspectivas. O diretor de operações da Eurofios, Adilson Moura, apresentou possibilidades de investimento em sustentabilidade por meio da gestão de resíduos no talk “Circularidade através da reciclagem têxtil”. Moura destacou a importância de fazer esse gerenciamento, uma vez que o planeta já está em um nível crítico de consumo de recursos não renováveis e que a estimativa é de que a população global, que já é de 8 bilhões de pessoas, siga crescendo até 2050.
“É necessário e possível migrar do modelo linear de produção – extrair, transformar e descartar – para um modelo circular, estabelecendo um novo relacionamento com bens e materiais, aumentando e longevidade dos recursos e criando modelos de negócios sustentáveis”, afirmou.
Cultura orientada construída através do relatório de sustentabilidade
O relatório de sustentabilidade é uma forma da empresa tomar consciência das suas práticas e saber o que precisa ser alterado para melhorar a relação da organização com o meio-ambiente. Esse foi o assunto do talk “A relevância do relatório de sustentabilidade para a construção de uma cultura orientada para valores na Capricórnio Têxtil”, apresentado pelas profissionais da empresa Gabryella Mendonça, supervisora de sustentabilidade, e Ana Valadares, analista de sustentabilidade.
Para construir o relatório, a primeira etapa foi uma rodada de entrevistas com os stakeholders. Nessa entrevista foram definidos os temas materiais, os assuntos que eram de maior relevância para os entrevistados. Por último, foi construído uma matriz de materialidade, reunindo as respostas de todos os stakeholders. O tema mais citado foi o de uso e gestão de água na empresa. Com base nessa matriz, a empresa construiu uma série de projetos para suprir esses e outros temas materiais, melhorando as práticas da empresa em relação ao meio ambiente.
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