Perfil comportamental: qual a importância da comunicação dentro das organizações?

Especialista em desenvolvimento de líderes apresenta os diferentes tipos de perfis e importância da comunicação entre eles.

Você sabia que cada líder apresenta um estilo de comunicação de acordo com a sua personalidade e que perfis comportamentais interfere no engajamento, comunicação e construção de relacionamento profissional? Carolina Valle Schrubbe, fundadora da Quare Desenvolvimento, empresa especialista em desenvolvimento de líderes e times, esclarece que conhecer os perfis comportamentais é uma forma de mapear comportamentos predominantes. “Identificá-los, é uma interessante estratégia para o bom desenvolvimento de um time. Através deles, é possível conhecer mais profundamente os colaboradores, suas fortalezas e atividades em que, naturalmente, eles podem apresentar um melhor desempenho”.

Carolina informa que saber os tipos de perfis comportamentais que compõem um time é um grande diferencial quando falamos em gestão, principalmente no quesito comunicação. Os tipos de perfis comportamentais macro são: dominante, extrovertido, paciente e analítico. “Os quatro perfis comportamentais são conjuntos de aspectos que ajudam a mapear comportamentos predominantes frente às mais diversas situações no dia-a-dia profissional. Líderes que consideram tal conhecimento, são capazes de elevar exponencialmente os resultados de seu time, tornando sua comunicação mais efetiva e valorizando as habilidades naturais de cada um. Quando falamos de perfil, importante frisar duas situações: 1ª – Nós não somos apenas nosso perfil e também não estamos limitados por ele, cada um é um ser único com experiências e valores diferentes, o que torna cada pessoa singular; 2º – Não há um perfil específico ou adequado para cada cargo, dentro das organizações, todos possuem fortalezas e questões que podem ser trabalhadas para melhoria. São as diferentes tendências comportamentais que tornam as decisões e as rotinas de uma empresa mais sustentáveis”.

 

A importância da comunicação do líder

Carolina informa que o líder é o indivíduo que serve, atende as necessidades, entende e acolhe a equipe. “O líder, acima de tudo, precisa ser humilde. Quando falamos em comunicação do líder, é pressuposto que seja clara e com significado, para que, de fato, traga engajamento nas organizações”.

“A comunicação é muito mais do que a fala ou a escrita, silêncio e ações também comunicam. Não temos controle de como as pessoas nos interpretam, mas um bom líder usa estratégias para fazer com sua comunicação seja assertiva, para que seu time compreenda exatamente o que ele pretende comunicar. Exemplo de estratégia é o feedback antecipado, que nada mais é do que uma comunicação presumida, é pensar com dirigir-se ao receptor para que ele compreenda a mensagem.”.

A especialista reforça que a comunicação com foco no outro e não apenas no comunicador, engloba respeito e empatia, e que mesmo um líder experiente pode ter mensuráveis  ganhos ao estar aberto a novos conhecimentos na forma de se comunicar.

Sobre a QUARE Organizações

Sediada em Blumenau (SC), a QUARE Organizações tem como objetivo contribuir de maneira financeira e humana para o desenvolvimento de empresas e geração de negócios. Fundada por empresários com grande experiência de mercado, pode atender empresas de pequeno a grande porte em todo o Brasil e no exterior.

Saiba mais em: https://quareorg.com

 

 

 

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Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
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