Promovido pela Fiesc, nesta quarta-feira (26), evento reuniu empresários e empreendedores que desejam desenvolver projetos de inovação.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL/SC, promoveu nesta quarta-feira (26), em Blumenau, o Circuito Santa Catarina de Fomento para Inovação, que tem como objetivo apresentar oportunidades na área. A programação reuniu empresários e empreendedores de diversos segmentos e trouxe cinco apresentações sobre o fomento à inovação em Santa Catarina e mais dois cases de sucesso de empresários da região. O circuito já percorreu outras cidades do Estado, como Lages, Jaraguá do Sul, Tubarão, Criciúma e Joinville. Em outubro, é a vez de Chapecó.
“Sem inovação não estaremos aqui amanhã. Mas é preciso estar com a cabeça aberta para as mudanças”, destacou o vice-presidente regional da Fiesc para o Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn, apontando a importância de eventos como este.
A gerente de Operações de Inovação, Gestão e Educação do IEL, Cristiane Iata, lembrou que é papel do Instituto ser esse agente articulador entre as empresas e entidades financiadoras na área de inovação. “A gente percebe que as empresas querem inovar e tem demandas de recursos para inovação. Queremos que todas tenham acesso a essas informações, que as empresas menores também saibam que têm acesso aos recursos para inovação”, destacou.
O evento apresentou aos participantes os caminhos para obter recursos disponíveis na área. A programação contou com palestras sobre linhas de financiamentos, cases de sucesso de empresas e instituições inovadoras.
O gerente regional do BRDE para o Norte Catarinense, Nivaldo Presalino, falou sobre as diversas linhas, requisitos e condições de financiamento disponíveis para projetos com ênfase em inovação. “São várias as opções, é mais fácil apontar o que não financiamos”, relatou.
A coordenadora de Planejamento da Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii), Ana Arroio, apresentou recursos da entidade disponíveis para inovação. “São projetos muito rápidos, de 15 dias a três meses. Não há edital e o recurso está disponível na Unidade Embrapii correspondente ao projeto em fluxo contínuo”, destacou Ana. Ela apresentou também o modelo tripartite de financiamento, onde a Embrapii aporta 1/3 dos recursos não reembolsáveis. Em cinco anos, cerca de 400 empresas já contrataram projetos com a Embrapii, em 42 unidades.
O coordenador do Negócio Inovação no Senai/SC, Fabrício Gouveia, apresentou o Edital de Inovação para a Indústria Sesi/Senai, que neste ano, vai investir até R$ 55 milhões para o desenvolvimento de projetos em empresas industriais de todos os portes, incluindo startups de base tecnológica.
As ações de fomento à inovação da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – Badesc – também foram apresentadas pelo gerente regional da entidade, José Luciano. Ele explicou sobre os diversos tipos de financiamento disponíveis e as fontes de recursos. “Além dos projetos de inovação tradicionais, também temos investimentos que beneficiam a questão laboral das empresas, como inovações para redução de ruído ou para o conforto térmico”, exemplificou.
O Circuito Santa Catarina de Fomento para Inovação trouxe ainda o gerente do departamento regional Sul da Finep, João Florêncio, para falar sobre a entidade, que tem como missão “promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas”. Ele apresentou os financiamentos disponíveis e a quem cada um é mais indicado. Florêncio destacou ainda que hoje a Finep apoia também planos estratégicos de inovação, além de projetos inovadores em sintonia com a estratégia empresarial. “Em média, os projetos são avaliados em até 30 dias”, destacou o gerente. A liberação dos recursos leva de quatro a seis meses.
CASES
Santa Clara
O diretor presidente da Acrílicos Santa Clara, Ralf Benedito Sebold, apresentou o case da empresa, de Jaraguá do Sul. Ele contou o histórico do negócio e as diferentes aplicações que dão para o acrílico e outros materiais na comunicação visual de grandes empresas.
Uma das inovações da empresa foi a criação da linha Stilo Clean Iluminação, que não apresenta colas e emendas nas peças. Outra empresa que representa a evolução do grupo é a Bold, uma distribuidora de placas de acrílico, que vem apresentando crescimento ano após ano. Em todo o processo de evolução, Sebold destacou o papel das pessoas para o sucesso. “A inovação não está nas máquinas, nos sistemas, ela está nas pessoas, na nossa equipe”, afirmou.
A Santa Clara contou com recursos da Finep para desenvolver produtos inovadores e diferenciados e Sebold contou como foi o processo e desafios que levaram ao projeto. “Contamos com o IEL no processo e isso foi fundamental e imprescindível”, lembrou o empresário. O projeto de inovação na Santa Clara foi de R$ 12,5 milhões, sendo R$ 10 milhões provenientes de recursos do BRDE e o restante, contrapartida da empresa. Um dos grandes desafios no processo, segundo Sebold, foi a burocracia do País.
Rudolph Usinados
Denys Afonso da Silva, gerente de controladoria da Rudolph Usinados, também trouxe um pouco da sua experiência de inovação para o evento. A empresa foi a primeira de Santa Catarina a assinar contrato com o Inovacred, do Badesc, em 2013. “Tudo começou em um evento como este, quando eu disse que um dia eu iria apresentar um case de inovação para outras pessoas”, destacou. “Quero conseguir fazer a diferença na vida de vocês hoje. Esse é o meu objetivo essa noite”, afirmou. Silva apresentou cinco cases de inovação da Rudolph, expondo os desafios para cada um e dando ideias sobre onde cada um pode inovar em seu próprio negócio. “Inovação pode ser incremental, nem sempre é algo radical”, sintetizou. A Rudolph atua junto a grandes clientes, especialmente da área automotiva, como Mercedes-Benz, GM, Renault, entre outros.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br