Quem já viu de perto um violino ou acompanhou um concerto? Nem todo mundo, não é mesmo? Foi pensando nessa realidade que surgiu o projeto Música no Vale Europeu. Desenvolvido pelo Espaço Kan, por meio da Lei Rouanet, o trabalho quer aproximar a comunidade de Blumenau e região da música instrumental de um jeito simples e sem custos.
A iniciativa acontece todas as terças-feiras, quando a escola realiza ensaios abertos com seus alunos no Mausoléu Dr. Blumenau. O coordenador do projeto, Sérgio Stein, explica que a música é um elemento cultural de muito valor para a sociedade e estimular a sua aprendizagem e dar visibilidade à produção são maneiras de colaborar para o desenvolvimento social do país.
Quem acompanha os ensaios conhece, por exemplo, o trabalho realizado com uma orquestra e pode ver de perto os músicos tocando instrumentos como piano, violino, flauta e violoncelo. “Em alguns momentos temos a participação de corais e alunos de canto. São 30 alunos que participam dos ensaios abertos e cerca de 60 coralistas”, conta Stein.
A primeira etapa do projeto foi realizada em junho e culminou no Concerto de Inverno Kan, com uma apresentação gratuita no Teatro Carlos Gomes. A ideia para a segunda fase é a mesma: formar plateia para os ensaios e depois promover um novo concerto gratuito ao público.
“Por meio deste projeto, enfatizamos nossa missão de promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística local, dando visibilidade aos músicos instrumentais e aos profissionais da cultura da cidade de Blumenau”, aponta a maestrina e diretora artística Lígia Stein.
Ensaios abertos Espaço Kan
Quando: todas as terças-feiras de agosto e setembro
Onde: Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Horário: 18h40
Valor: gratuito
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br