Mercado cresce em ambas as regiões e empresa blumenauense vê bons resultados na produção de rótulos para indústrias do setor
De acordo com estudo feito pela Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), com base em dados do Ministério do Trabalho, entre 2007 e 2010, o número de lojas brasileiras dedicadas a produtos de beleza cresceu 26% e chegou a 21.592 estabelecimentos em todo o Brasil. As regiões Norte e Nordeste tiveram um crescimento aproximado de 35% cada uma, acima da média apresentada no Sudeste. Para a Baumgarten Gráfica, de Blumenau (SC), este aumento traz ótimas perspectivas, pois mais da metade do faturamento da indústria é resultado das vendas para os segmentos de cosméticos e higiene pessoal. “Nossa ampla participação neste mercado é resultado do perfil tecnológico da Baumgarten, que realiza a produção de rótulos complexos, com a combinação dos principais sistemas de impressão em um mesmo material”, explica o presidente da empresa, Ronaldo Baumgarten Jr.
Este diferencial é bastante importante para indústrias de ambos os segmentos, nos quais embalagens e rótulos mudam rapidamente. Além disso, a Baumgarten possui um departamento de engenharia, que pesquisa e desenvolve novas aplicações, materiais e efeitos, tudo dentro da busca constante por produtos inovadores. “Possuímos uma grande competitividade tanto para grandes quanto para pequenos volumes de produção. Esta é outra importante razão para que o mercado cosmético encontre na Baumgarten a parceira ideal no desenvolvimento de rótulos adequados às necessidades do mercado”, diz.
A Baumgarten, que possui vários clientes no Nordeste, vê a região como um mercado em franca expansão. Os números apenas comprovam esta avaliação. Os empregos nos segmentos de cosméticos e higiene pessoal, em ambas as regiões, cresceram em torno de 45%; no Nordeste, houve um aumento de 27,7% no número de estabelecimentos atacadistas que comercializam este tipo de produto; e foi identificado um crescimento de 42% no número de indústrias na região Norte. Os dados levantados pela Anabel refletem o acirramento da concorrência no Sudeste e a nova realidade do mercado, diante das novas regras que restringem a venda de medicamentos e amplia a comercialização dos de itens de beleza nas farmácias de todo o país.