É do senso comum afirmar que oportunidades surgem em tempos de crise, embora a maioria das pessoas não saiba como isso acontece. Para o administrador, professor e coach, Fabiano Goldacker, uma das formas mais importantes para que as empresas transformem crise em oportunidade é mantendo-se fiel à qualidade do seu produto ou serviço e ao seu mercado.
Isso significa, por exemplo, não baixar a qualidade do produto vendido ou do serviço prestado com o objetivo de diminuir custos para aumentar a produtividade e os resultados. “É papel do líder não permitir isso”, destaca Goldacker. À liderança, segundo o especialista, cabe a inestimável função de fazer ajustes nos processos internos para as reduções de custos necessárias, sem interferência na qualidade do que é oferecido.
Goldacker enumera algumas características que devem ser cultivadas nos líderes em tempos de crise:
Empatia: além de ter empatia para com as pessoas, o líder deve gerar empatia nas pessoas à medida que elas se identificam com o seu propósito dentro da organização;
Resiliência: o líder precisa entender que adaptações e flexibilidade são necessárias em momentos turbulentos. E deve garantir que a equipe também perceba a importância de ser resiliente;
Comprometimento: o líder precisa mostrar que a sua entrega e seu comprometimento são ainda maiores nos momentos de crise. Assim, acaba dando exemplo positivo para que as demais pessoas se comprometam ainda mais.
Sobre Fabiano Goldacker
Coach Executivo, mestre em Administração e professor de pós-graduação, Goldacker é também palestrante e autor do livro “Desenvolvimento Humano, Liderança e Gestão – 50 textos para refletir, comentar e compartilhar”.
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