A excelência e a melhoria contínua são termos muito difundidos no discurso empresarial, mas, na prática, como essas metas são alcançadas? O administrador e coach, Fabiano Goldacker, abordará o tema na palestra “A Excelência contagia”, que ocorre no dia 8 de junho, no Offcina Coworking, às 19h. A entrada é franca, mediante inscrição prévia e confirmação pelo e-mail fabiano@ponteaofuturo.com.br.
Professor há 12 anos, mestre em Administração, Goldacker tem vasta experiência na área corporativa. De acordo com o especialista, “os comportamentos e atitudes das pessoas em uma empresa influenciam as demais a agirem da mesma forma”. A tendência, destaca Goldacker, é que comportamentos e atitudes positivos contagiem as demais pessoas a adotarem uma postura de excelência. O mesmo ocorre com exemplos negativos.
O conceito é embasado pela “Teoria dos Vidros Quebrados”, conduzida no campo da psicologia com a finalidade de observar como o comportamento do ser humano pode oscilar em função do que ele observa no ambiente e de como são as suas relações com as demais pessoas. Neste estudo, dois carros de luxo foram colocados em bairros distintos. Um em uma região pobre de Nova Iorque e outro em uma área nobre na Califórnia. “O primeiro logo foi depredado, enquanto o segundo, localizado na área nobre, ficou dias intactos até que propositalmente um dos pesquisadores quebrou um vidro do carro. A partir daí, começou também a depredação do veículo”, explica Goldacker.
O mesmo ocorre nas empresas, segundo o especialista. “Muitas vezes, ao entrar numa organização, as pessoas encontram os ‘vidros do carro quebrados’, ou seja, encontram diversos comportamentos e atitudes que contradizem tudo aquilo com o que estavam dispostas a colaborar e, pior ainda, encontram evidências de que a excelência não passa de um discurso, de uma falácia”, observa Goldacker. O grande desafio é saber como discurso e prática podem estar perfeitamente alinhados.
Para o especialista é preciso atentar para algumas questões:
– O líder deve fazer o que fala e nunca prometer o que não pode entregar;
– Quem ocupa cargos de liderança deve lembrar que pessoas não mudam com cobranças, mudam com exemplos;
– Os problemas mais comuns nas empresas são de relacionamento. O líder precisa identificar e trabalhar as causas do negativismo;
– Raros são os momentos em que não há crise. Empresas devem focar nos clientes. Líderes devem focar nas pessoas.
SERVIÇO
Palestra “A Excelência Contagia”, com Fabiano Goldacker.
Data: 08 de junho de 2016, às 19h
Local: Offcina Coworking, R. Iguaçu, 209 – Itoupava Seca, Blumenau
Interessados em participar do evento devem confirmar presença pelo e-mail fabiano@ponteaofuturo.com.br.
Foto: Divulgação
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br