Como um site bem atualizado pode ajudar nos seus negócios?

Estar bem colocado no Google é um diferencial extremamente positivo hoje em dia, seja para fins comerciais ou para reforçar a marca. O motivo é simples: fazer uma pesquisa na internet é o primeiro passo para o início de milhares de negócios atualmente. E se engana quem pensa que essa premissa é válida apenas para o comércio eletrônico. A maioria das pessoas pesquisa na web antes de contratar um serviço, um palestrante, consultor ou mesmo fazer um tratamento médico. Para se ter uma ideia, de acordo com o Google, 79% das pessoas que usam smartphone fazem pesquisa e comparam preços dentro das lojas sobre o que desejam antes de concretizar a compra. Por isso, é tão importante que seu site, o seu negócio, seja uma referência positiva para quem está pesquisando sobre o assunto.

Diferentes ferramentas, estratégias e ações podem ser aplicadas para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. A etapa primordial é ter um site bem programado, com a adoção de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, um conjunto de práticas e técnicas que visam a melhorar o posicionamento de um site em mecanismos de busca. Dentro dessa estratégia, uma das recomendações é manter o site sempre atualizado. É sobre isso que iremos tratar neste artigo.

Para conquistar um lugar de destaque no Google é necessário atender a diversos requisitos dos complexos algoritmos do mecanismo. Um deles avalia se seu site é relevante, com informações úteis para o seu público. Como o Google identifica isso? Um site sem atualização, estático, é considerado um peso morto. Se não há atualização, não há relevância para o usuário. Afinal, quem quer chegar sempre a uma loja e encontrar os mesmos produtos na vitrine ou consultar um especialista que sempre lhe diz as mesmas coisas?

Por outro lado, se o site é atualizado periodicamente é mais provável que seu conteúdo seja indexado pelo Google. No entanto, para aparecer nos primeiros resultados das pesquisas, estima-se que são avaliadas cerca de 200 variáveis diferentes, tudo com o objetivo de conceder ao usuário o melhor resultado para a sua pesquisa. Além do Google, ninguém sabe ao certo todos os itens que são analisados, mas, para estar bem colocado nos mecanismos de busca, manter um site bem atualizado, com conteúdo de qualidade e relevante para o seu público é essencial. O que isso significa?

Você precisa identificar as palavras-chave do seu negócio, o seu público e seus interesses. São as palavras-chave que vão ajudar seu público a lhe encontrar na internet. Algumas ferramentas do próprio Google auxiliam nesta etapa, como o Keyword Planner e o Analytics. A partir da definição das palavras essenciais ao seu site, você deve produzir conteúdo de qualidade com elas, textos que orientem seu público, tirem suas dúvidas e ajudem em um processo de decisão. Você precisa saber quais são as “dores” do seu público-alvo para saná-las em seu site. Imagine tudo que o seu público gostaria de saber sobre sua empresa, seus produtos e seus serviços e produza conteúdo de qualidade sobre isso. Quanto mais gente acessar seu site para ler os seus textos ou referenciar sua URL em conteúdos externos ao seu site, melhor será a sua colocação nas pesquisas. É um processo lento e que exige continuidade, mas quem não aparece no Google perde espaço no mercado.

Para planejar os conteúdos do seu site e lhe ajudar a melhorar o posicionamento em mecanismos de busca, conte com a Presse. Entre em contato conosco.

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
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