Na Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas do Observatório Social de Blumenau – Osblu, que aconteceu ontem (17), o presidente do Osblu, Avelino Lombardi Junior, apresentou os resultados dos trabalhos realizados no último quadrimestre de 2015 e o planejamento para o biênio 2016/2017, como a busca de associados. O encontro aconteceu na CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas. “Iniciamos neste ano a associação de empresas privadas. Nossa primeira parceria é com a cooperativa Unicred de Blumenau,” relata. O objetivo da associação de empresas privadas é a aproximação dos empresários nas práticas de fiscalização dos recursos públicos.
Em 2015, o Osblu registrou diversos pontos positivos, incluindo o acompanhamento de 173 licitações do município, proporcionando uma diferença nos custos de aproximadamente R$ 39 milhões.
A reunião contou ainda com a participação do coordenador geral do Comitê Intersetorial do Programa Municipal Gestão e Transparência, Julio César de Souza da Silva, que apresentou o quadro de desenvolvimento do comitê de transparência e algumas atividades realizadas. “Implantamos o diário oficial, licitações com transmissões ao vivo, filas únicas para vagas em creches e realização de cirurgias, entre outras atividades que podem ser acessadas pelo portal da transparência da prefeitura de Blumenau. Na última avaliação da escala Brasil transparente, Blumenau ficou com a nota 4,17, mas já tomou as devidas providências para aumentar a sua nota na próxima avaliação que acontece em abril” destacou Júlio César.
A reunião também contou com a participação do diretor geral da Secretaria da Fazenda, José Abel do Nascimento, que apresentou os dados da última avaliação de metas fiscais da prefeitura. “Estamos com muitas quedas em comparação aos mesmos meses de 2015 e, com o cenário atual, a tendência é que o quadro se agrave ainda mais.”
O presidente do Osblu, Avelino Lombardi Junior, ressaltou a importância da parceria com a prefeitura nas assembleias do Osblu. “Os resultados da reunião de hoje serão aproveitados como contribuição para construção de uma estrutura para realizações de atividades do Osblu neste ano, que agora conta com a parceria da prefeitura nas reuniões quadrimestrais”.
Osblu
O Osblu teve seu nascimento através de um agrupamento de várias entidades parceiras que atuam em Blumenau. O principal objetivo deste projeto é demonstrar a importância no controle e educação social da cidade, acompanhando a gestão municipal no que tange à boa aplicação dos recursos públicos. Todas as atividades do Osblu são realizadas através de voluntários que contribuem para a disseminação do controle fiscal, bem como em ações para corrigir desvios.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br