Falta pouco para o início do outono e já é necessário tomar medidas preventivas contra a gripe. Somente nesta semana, foram confirmados três casos de pessoas com o diagnóstico do vírus H1N1 em Blumenau. Os casos são todos considerados autóctones, ou seja, foram adquiridos no município.
O pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão (HDP), Mauro Kreibich, destaca a importância da vacinação. “A vacina antigripal imuniza em até 90% dos casos evitando a gripe e suas complicações, quando aplicada no período certo e em local qualificado. Por isso, o período ideal para vacinar-se contra a gripe é no início do outono”, conta.
No entanto, ele ressalta ainda a diferença entre imunizar e vacinar. Segundo Kreibich, a vacinação é o ato de aplicar a vacina e a imunização é o desenvolvimento de anticorpos específicos derivados da vacina aplicada de forma correta. “A eficácia das vacinas depende de seu armazenamento e logística de transporte, além do manuseio e aplicação adequada, orientada pelo Programa Nacional de Imunizações. Desta forma, o manuseio inadequado, salas de vacinação não refrigeradas por 24 horas, ausência de câmaras de refrigeração ou equipamentos com defeito, e até mesmo a falta de energia elétrica podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia das vacinas”, aponta.
Cuidados
O especialista alerta sobre os cuidados que devem ser praticados frequentemente no dia a dia, como o hábito de lavar as mãos, manter ambientes limpos e ventilados, e ao tossir, ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço ou o dorso da mão.
Vale lembrar que as pessoas devem ficar atentas com os sintomas que podem aparecer, afinal, são parecidos com os de uma gripe comum. “Dor de garganta, dor no corpo, febre alta, tosse, falta de ar ou desconforto respiratório, tontura, entre outros. O ideal é, ao surgir os sintomas de agravamento do quadro de gripe, procurar imediatamente um médico”, afirma o pneumologista.
Vacinação no HDP
O Hospital Dia do Pulmão tem como previsão para iniciar a Campanha Antigripal 2016 a partir do mês de abril. A dependência é do fornecimento das vacinas pelos laboratórios internacionais que suprem tradicionalmente a estrutura.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br