O ar-condicionado é um grande aliado nos dias de calor, mas o equipamento também pode trazer problemas para a saúde, se não for bem utilizado e não tiver uma manutenção adequada. De acordo com a pneumologista e alergologista do HDP Caroline Bernardes, o equipamento pode provocar alergias por dois motivos.
“Os ácaros, fungos e bactérias, que se concentram no aparelho, são facilmente proliferados por todo o ambiente, provocando o surgimento de reações alérgicas” e quadros infecciosos, explica Bernardes. Por isso, a importância da manutenção e limpeza periódica do equipamento.
O segundo motivo é o popular choque térmico. Além da rápida mudança de temperatura na transição entre ambientes climatizados e naturais, o resfriamento do ar pode afetar o trabalho e a sensibilidade da mucosa respiratória, ocasionando os sintomas de rinite, bronquites e outras doenças. “Uma recomendação é intercalar períodos com o sistema ligado e desligado. Assim, minutos antes de sair do ambiente, basta desligar o ar condicionado, para que o organismo se habitue à temperatura exterior”, indica.
Além disso, o ar-condicionado retira a umidade do ar para resfriar o ambiente. Para minimizar os incômodos Bernardes indica aumentar a ingestão de água durante a exposição ao equipamento.
Buscando orientação médica
Caso os sintomas de alergia se manifestem é fundamental buscar orientação médica. Também é possível fazer o Teste Alérgico, para diagnosticar se não há algum outro tipo de alergia que pode agravar as reações. Em Blumenau, o Hospital Dia do Pulmão aplica esse exame, que verifica a sensibilidade (alergia) a certas substâncias inalantes. A aplicação do teste é indolor, feitas através de punturas na pele da região do antebraço, para permitir que as substâncias entrem em contato com o organismo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3037-7099.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br