Empresários de Blumenau e região estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (26) para participar de uma palestra promovida pela SBA Associados e pelo Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau. O evento aconteceu no Hotel Plaza e teve como palestrante o professor doutor e mestre em finanças, Roy Martelanc, que abordou o tema “Estratégias vencedoras durante uma crise econômica”.
Roy Martelanc, que é professor de administração financeira da FEA/USP, no doutorado e na graduação, coordenador de cursos de pós-graduação e de projetos de consultoria na FIA e consultor, falou sobre as previsões econômicas e decisões que melhor posicionam a empresa em cenários caracterizados pela incerteza. Segundo o palestrante, o Brasil vem enfrentando uma crise financeira e política, que ainda deve durar por, pelo menos, três anos. “Os cenários não estão favoráreis e isso significa que as empresas devem estabelecer estratégias para enfrentar a crise e se preparar para a retomada assim que ela chegar ao fim”, ressalta o professor.
Definir estratégias
Durante a palestra, Roy apresentou algumas estratégias para que os empresários possam enfrentar o período de retração econômica de forma sensata, visando alavancar os negócios logo que a crise chegar ao fim. Entre as estratégias elencadas pelo professor estão a redução de custos e investimentos que não apresentem resultado no curto prazo, redesenho de processos, investimento em projetos que tragam retorno rapidamente, entre outros.
“Nesses momentos, não há outra alternativa a não ser reduzir custos, diminuir certos investimentos e investir em projetos que tenham um tempo de retorno muito curto. As crises vão embora e, quando isso acontecer, as empresas que melhor se prepararam e conseguiram enfrentrar esse período com cautela é que vão se destacar”, destaca.
Algumas dicas do palestrante foram: investir em parcerias que possam converter custos fixos em variáveis; encerrar projetos e iniciativas de baixo desempenho; simplificar processos, redimensionar o pesssoal, pensando no pós-crise; priorizar o mix de produtos ou clientes que tragam mais rentabilidade.
Martelanc também destacou a importância de fazer o monitoramento econômico, para obter previsões sobre a chegada e também o término dos períodos de crise.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br