As vendas de Natal terminaram e agora é hora de pensar nas liquidações. Neste período pós-festas as vendas sempre diminuem, já que a maioria dos consumidores comprou o que precisava em dezembro e muitos entram em férias e aproveitam para descansar. Para o varejista, é um bom momento para tentar vender o que ficou no estoque na época de festas e poder garantir mais espaço para os novos produtos que pretende colocar na loja no próximo ano.
1º Passo: Confira o estoque
Antes de partir para qualquer promoção, é preciso fazer uma análise rigorosa do estoque. Observe quais produtos ainda sobraram, quais os preços e margem de lucro e avalie onde é possível oferecer descontos. Para ter todas essas informações com facilidade é importante ter na loja uma ferramenta de gestão como o myrp, que oferece diversas funcionalidades para o controle do estoque e do fluxo financeiro.
2º Passo: Analise o perfil do consumidor
Se você já conferiu o que sobrou no estoque, agora precisa conferir se o que tem na loja ainda é adequado para o perfil do seu público consumidor e, principalmente, para aqueles que costumam fazer compras nesta época do ano. Geralmente, quem sai para comprar nesta época, já vai de olho em boas promoções. Então, não adianta querer focar só nos itens mais caros da loja, mesmo que tenham muitos desses no estoque.
3º Passo: Faça um preço de vendas adequado
Para conquistar esse consumidor que procura promoções e fechar a venda, não basta somente saber o que ele quer e oferecer um bom produto. É preciso também ter um preço adequado com a realidade financeira da loja e também em equilíbrio com os preços praticados pela concorrência no mercado. Se o preço da concorrência for menor que o seu durante essas liquidações, ainda é preciso reavaliar os percentuais de desconto que está oferecendo. Veja se aumentando os descontos, você ainda terá lucro! Para essa análise, pode ser importante a ajuda de um sistema de gestão, onde é possível ter com clareza as informações sobre preços de produtos, margens de lucro, etc.
4º Passo: Chame a atenção do cliente
Depois de definir os descontos que pode oferecer, deixe isso bem claro para os consumidores. Faça vitrines atrativas, coloque indicações chamativas do percentual de desconto. Mostre que realmente é vantagem pra ele aproveitar essa época para fazer algumas compras. E não esqueça de orientar bem os vendedores, para ofereceram os produtos que estão em promoção e atenderem bem os clientes, para que voltem para a sua loja em breve!
Sobre o myrp:
O myrp é um sistema de gestão empresarial que faz a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e, NF-e e CT-e, e possibilita o gerenciamento de uma pequena empresa, com controle financeiro, de estoque e vendas. O sistema funciona no modelo de armazenamento na nuvem e pode ser utilizado por empresas da indústria, atacado, comércio, serviços e transportes.
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