Como amenizar o calor cada vez mais intenso?

Segundo dados da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), 2014 pode ser considerado o ano mais quente da história desde 1880, e 2015 será pior.

Os dados são alarmantes. De acordo com informações coletadas pela Administração Oceânica e Atmosférica, 2014 foi um dos anos mais quentes da história desde 1880, quando os registros começaram a serem feitos. E em 2015 será pior. O calor irá aumentar e os níveis de chuva previstos estão abaixo da média. Segundo um estudo elaborado pelo Climatempo Meteorologia, o nível da Cantareira em São Paulo, estará em cerca de 12% em março do próximo ano. O ideal é que o sistema esteja acima de 70%, nível considerado bom.

Os níveis elevados de calor merecem atenção. Idosos, crianças e pessoas que praticam poucas atividades físicas são as mais afetadas. Na rua, é difícil fugir das altas temperaturas, mas em casa é possível fazer alguns ajustes para refrescar os ambientes.

O uso do ar-condicionado ou ventiladores é uma boa opção para refrigerar o ar. Mas, para que a temperatura seja mantida, uma das indicações é a instalação de esquadrias em PVC com vidros duplos, que além de isolarem acusticamente o ambiente, protegem a entrada de raios ultravioletas e promovem o isolamento térmico na residência.

“As portas e janelas de PVC com vidros duplos evitam a troca de calor com o ambiente externo, mantendo a temperatura interna agradável e ainda permitem uma economia nos gastos com climatização de até 75%. Para comparar, são necessários 170 Btus por m³ para climatizar um ambiente com janelas e vidros comuns. Já com as esquadrias em PVC com vidro duplo, a necessidade cai para 90 Btus por m³”, explica Luiz Felipe Rebellato, diretor da Bellevue, empresa que há 20 anos é especializada na fabricação de esquadrias em PVC com isolamento térmico e acústico.

“Durante a noite, aproveite o clima um pouco mais fresco e abra as janelas da residência, para que o calor acumulado se dissipe” explica a arquiteta Estela Cristina Somensi, da Somensi Arquitetura. As janelas em PVC do tipo oscilobatentes são ideais neste caso, pois podem ficar semi-abertas, oferecendo proteção no caso de chuvas, privacidade e uma certa segurança. A Bellevue é umas das empresas que produz o modelo. Outra dica é molhar as paredes que estiverem muito quentes, para que a sensação de mormaço acabe.

Durante os dias mais abafados, evite fontes de calor como fogão e forno para aquecer a comida e lâmpadas incandescentes. “As fachadas de maior incidência solar devem ter beirais maiores para protegê-las do sol, serem menos envidraçadas e onde há vidro, esses vidros devem ser protegidos pelos beirais ou brises, aponta Estela. Ela também explica que o ideal é que os ambientes tenham mais de uma abertura e em posições opostas, para que a diferença de pressão gere uma corrente de ar, fazendo então uma ventilação cruzada para refrescar o local. Como o ar quente sobe, o pé direito alto também ajuda a manter a casa mais fresca e aberturas próximas ao telhado jogam esse ar quente para fora.

No caso das telhas, escolha também as de cores claras, evitando o calor dentro da residência. Uma medida para aliviar o calor interno é esperar o carro esfriar antes de colocá-lo na garagem. “São medidas simples, mas que ajudam muito a controlar o excesso de calor, possibilitando um ambiente mais agradável”, conta a arquiteta.

Dicas para refrescar a casa no Verão:

A arquiteta Estela Cristina Somensi lista as principais dicas para refrescar a casa nos dias de calor:

– invista em portas e janelas de PVC com vidro duplo, pois elas são importantes para o isolamento térmico dos ambientes;

– Em fachadas que recebam muita incidência solar, opte por cores claras na parede, que não irão absorver o calor ao longo do dia;

– tire mantas e almofadas pesadas das camas e estofados;

– o ideal é que os ambientes tenham mais de uma abertura e em posições opostas, para que a diferença de pressão gere uma corrente de ar, fazendo então uma ventilação cruzada para refrescar o local;

– Casas com pé direito alto são uma boa opção, pois o ar quente sobe e aberturas próximas ao telhado jogam esse ar quente para fora.

– opte por cortinas leves e claras, em tecidos como voil;

– se possível, deixe as janelas abertas durante a noite para que o calor acumulado se dissipe. As esquadrias em PVC com vidros duplos possuem modelos que ficam semiabertos, garantindo privacidade e certa segurança.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: