Agilidade na construção

Produtos químicos especializados aceleram trabalhos em obras e contribuem com perfeito acabamento.

Cada vez mais a tecnologia ganha espaço nos variados mercados brasileiros. O setor da construção civil é um bom exemplo. Blocos, pavimentos, pisos industriais, telhas, tubos de concreto e diversos outros materiais e estruturas recebem mais qualidade com o auxílio de produtos químicos especiais, desenvolvidos com base tecnológica e efeitos específicos.

Agentes de cura, aceleradores de pega, desmoldantes, plastificantes, resinas, vernizes, endurecedores, adesivos, impermeabilizantes, aditivos, pigmentos e selantes estão entre os importantes produtos usados em obras. Segundo o diretor da Camargo Química, empresa catarinense especializada na área de desenvolvimento de itens químicos para a construção, atualmente, estes tipos de produtos tornaram-se fundamentais para a função desejada das determinadas estruturas que as recebem.

“A construção vem trabalhando intensamente com a agilidade e a qualidade. Ou seja, objetiva-se melhorar a produtividade, bem como diminuir o tempo de conclusão da obra, mas sempre focando em resultados extremamente satisfatórios. Neste sentido, os produtos químicos cumprem papeis essenciais”, destaca Fábio. São produtos que aumentam a resistência das estruturas, evitam desgastes, facilitam secagem e limpeza, favorecem desmoldagem, aplicam coloração diferenciada, hidratam materiais, entre tantas outras funções.

Muitas aplicações químicas também são aliadas ao meio ambiente e desenvolvidas com tecnologias sustentáveis, como o caso dos desmoldantes biodegradáveis. “Vivemos uma nova era, com a preocupação ambiental cada vez mais constante na sociedade, e isso tem influenciado a indústria da construção, com o desenvolvimento de produtos que auxiliam nas obras e ao mesmo tempo são sustentáveis”, explica o diretor da Camargo Química.

Parede de concreto in loco

Exemplos de agilidade na construção estão nas casas e apartamentos denominados populares, como o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Para acelerar o cronograma de obras e garantir custos mais baratos, as construtoras desta área investem em materiais práticos, como é o caso da parede de concreto moldada in loco, comumente utilizada.

As fôrmas prontas – as mais usadas são de plástico, alumínio ou aço –, moldam o concreto conforme a estrutura desejada da construção e apresentam vários benefícios, como leveza, resistência, durabilidade, bom acabamento e custo baixo, garantidos, principalmente, devido ao auxílio de vários produtos químicos, com exemplo de aceleradores para desmoldagens, selantes de poliuretanos para juntas de dilatação e policarboxilato para concreto auto-adensável. “A parede de concreto in loco está ganhando espaço cada vez maior no setor construtivo justamento por proporcionar rapidez de trabalho sem deixar de garantir os efeitos desejados”, ressalta Fabio.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: