Muito tem se propagado sobre o uso das redes sociais no mundo corporativo como uma estratégia de marketing e vendas. No entanto, as funções das mídias sociais no campo dos negócios pode ir muito mais além. Uma possibilidade ainda pouco explorada é o uso desses canais para propagação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
As corporações e os negócios têm o dever de construir uma relação ética com o seu público, cuidando para envolver os stakeholders no seu ciclo de produção. Esses cuidados implicam ter consideração com as partes interessadas e, em alguns casos até mesmo atenuar consequências negativas de alguma eventual adversidade.
Com a evolução da sociedade e das formas de se comunicar, o diálogo entre as partes inevitavelmente tornou-se obrigatório e envolve desde as questões ambientais, sociais, éticas, até a gestão de produtos, qualidade e atendimento ao cliente. Ou seja, não se pode mais dissociar os programas de RSE das mídias sociais, até porque as ações e iniciativas neste sentido têm também o papel de melhorar a imagem da marca.
Uma pesquisa da americana Cone Communications aponta que 87% dos Millennials, também conhecidos como Geração Y, compram produtos com algum benefício social ou ambiental, 82% falam para os amigos e familiares sobre os esforços de RSE das empresas e 74% são voluntários de uma causa apoiada por uma companhia na qual eles confiam. Estes dados por si só já justificam a importância das empresas usarem as redes sociais para propagar as ações de RSE, uma maneira não apenas de divulgar, mas também de construir relacionamento e engajamento.
Levando em consideração todo o exposto, listamos abaixo algumas dicas para tirar o melhor proveito das redes sociais neste sentido:
- Diálogo aberto
Fazer perguntas e saber ouvir é fundamental. Ajuda a engajar o público. Às vezes, as empresas publicam muito conteúdo, mas não promovem o diálogo. É necessário saber ouvir o que os seguidores têm a dizer sobre os seus esforços de RSE. Esta também pode ser uma boa fonte de crowdsourcing.
2) Nunca deixe o público sem resposta
Nada é mais frustrante para um usuário de mídia social do que se envolver com uma marca e nunca ser ouvido. A mídia social é uma via de mão dupla. As iniciativas de RSE só serão bem sucedida se a marca estiver disposta a interagir.
3) Seja autêntico e original
Trabalhar RSE implica em ser verdadeiro e sincero com o público, seja ele um cliente, um funcionário ou a imprensa. Sobretudo nas redes sociais, as máscaras se revelam com facilidade. Por isso, a transparência e autenticidade são os melhores recursos para falar com o seu público.
4) Incentive o envolvimento dos funcionários
Os esforços empreendidos pela organização devem ser compreendidos “por trás da cortina” também. Afinal, são essas pessoas que promovem os resultados para a companhia. O engajamento e a transparência devem ser promovidos internamente.
5) Compartilhe, não venda
A comunicação das ações de RSE é melhor se usada para construir confiança na marca, não apenas vender. Tente ser um educador ou um facilitador, falando, por exemplo, o que você aprendeu com as ações de RSE que podem beneficiar outras pessoas ou negócios.
Fontes de consulta:
https://socialmediaweek.org/blog/2015/12/corporate-social-responsibility-social-media-efforts/
https://www.linkedin.com/pulse/corporate-social-responsibility-age-media-bolaji-okusaga
http://corporatecitizenship.bc.edu/csr-and-social-media-how-to-amplify-your-communication-efforts
http://greeneconomypost.com/social-media-corporate-social-responsibility-11551.htm
Para saber como a Presse Comunicação pode lhe ajudar na divulgação das ações de Responsabilidade Social da sua organização, entre em contato!
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br